Conheça 10 motivos importantes para você beber mais água

Vou te fazer uma pergunta: você já bebeu água hoje?

Se sim, parabéns! Está fazendo certo. Se não, corra agora ao bebedouro mais próximo e beba pelo menos um copo dessa fonte sagrada de saúde.

Com certeza você já deve ter ouvido falar que nosso corpo precisa ingerir, pelo menos, dois litros de água diariamente. Mas você sabe qual a importância disso para o organismo? Muito além de apenas matar a sede, a água é essencial para que todas as funções vitais do organismo estejam em harmonia e funcionem corretamente. Pesquisas realizadas na área da Saúde e Nutrição indicam que dois litros de água é a quantidade que o corpo humano utiliza para a respiração, urina, transpiração e outras funções vitais.

A seguir, preparamos para você 10 motivos que justificam o hábito de consumir água todos os dias.

  • Regula a temperatura corporal: O corpo usa água para manter a temperatura corporal em, aproximadamente, 35,6ºC. Por isso, durante exercícios físicos ou em dias mais quentes, é necessário ingerir mais água, já que o corpo necessitará de mais líquido para conseguir manter a temperatura estável.
  • Ajuda na absorção e transporte de nutrientes: A água ajuda no transporte de substâncias e nutrientes ingeridos para todas as regiões do corpo através da corrente sanguínea, além de auxiliar na absorção de diversos tipos de nutrientes.
  • É um solvente e redução de toxinas: A água é utilizada em processos de excreção e de redução de toxinas através do suor e urina e de limpeza do sangue.
  • Melhora o funcionamento intestinal: A água auxilia na lubrificação das paredes intestinais e na movimentação do bolo fecal, evitando constipação e a formação de gases.
  • Revitaliza as células: A água promove a revitalização das células através de um processo de hidratação. Isso faz com que a pele fique mais bonita, jovial e descame menos, evitando também os indesejados cravos e espinhas.
  • Evita mudanças de humor: Pesquisas recentes mostram que uma leve desidratação já é capaz de afetar o humor de uma pessoa. Além disso, a dor de cabeça decorrente de falta de água também é responsável por mudanças de humor.
  • Controla a pressão sanguínea: A água tem grande influência no controle da pressão, já que a sua presença determina a densidade do sangue. É por isso que em alguns aparelhos medidores, a pressão é medida em porcentagem de água no sangue.
  • Protege contra a formação de pedras nos rins: A ingestão contínua de água faz com que os rins trabalhem constantemente devido ao maior volume de sangue sem sobrecarregá-los, mantendo sua função de limpeza do sangue de forma eficiente.
  • Mantém os olhos hidratados: Os olhos são órgãos muitos sensíveis à desidratação. Por isso, a água protege os olhos de ressecamento que podem levar a problemas oculares, como inflamações e infecções.
  • Ajuda a emagrecer: Pesquisas recentes indicam que uma pessoa que bebe três copos de água por dia pode perder três quilos em um ano, sem mudar em mais nada sua rotina. Isso ocorre devido a sensação de estômago preenchido inibindo a fome.

Agora que você já sabe da importância em beber água, aproveite para incentivar outras pessoas a ingerirem desse rico líquido que a natureza proporciona. Seu organismo agradece.

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress