DIA DAS CRIANÇAS: COMO SURGIU A DATA
O mês de outubro é conhecido como o mês das crianças, pois neste período as atenções se voltam para os baixinhos e baixinhas e a alegria da infância inunda os corações dos adultos de esperança.
E quem não lembra com saudades do tempo em que suas preocupações envolviam o horário de brincar bem como escolher os melhores colegas para o seu time, no campinho improvisado, não é mesmo?
Já dizia o grande Casimiro de Abreu:
“Oh! Que saudades que tenho
da aurora da minha vida,
da minha infância querida
que os anos não trazem mais…”
Mas você sabe por qual motivo o décimo mês do ano foi escolhido para comemorar esta data tão especial?
Vem comigo, vou contar pra você.
Dia 12 de outubro: Dia das Crianças
A data foi instituída pelo Decreto n° 4.867, de 1924, quando o então presidente Artur Bernardes promulgou o dia 12 de outubro como o dia nacional da “festa da criança”.
De acordo com o O Globo, a sugestão foi dada pelo deputado federal Galdino do Valle Filho. A ideia gerou reflexão sobre a condição das crianças brasileiras, ou seja, incitou debates sobre ações que garantissem os direitos infantis.
Em outubro de 1923, o Rio de Janeiro recepcionou diversos teóricos de infância, bem como políticos de vários países que se reuniram para o Congresso Sul-Americano da Criança.
Como resultado, os participantes debateram temas educacionais, alimentares e de desenvolvimento relacionados às crianças.
Dia das crianças: uma data lucrativa para o comércio
O comércio começou a explorar amplamente a data em 1950. Pois neste ano foi lançada a primeira grande campanha de marketing em torno do tema.
Atualmente, é uma das datas mais lucrativas para os comércios e associada a distribuição de brinquedos para a criançada.
Os pais saem às lojas procurando surpreender seus pequenos, enquanto diversas instituições promovem ações voluntárias para alcançar os meninos e meninas sem condições financeiras.
Mês das Crianças Uniandrade
O Centro Universitário Campos de Andrade – Uniandrade está com uma campanha voltada para o Dia das Crianças que objetiva arrecadar brinquedos que beneficiarão três grupos de crianças: o Hospital Erastinho, o Lar Moisés e as crianças da Comunidade Santa Quitéria.
Para engajar os estudantes, a instituição está bonificando com horas complementares cada doação, pois esta é uma forma de incentivar o envolvimento nesta causa nobre.
Para saber mais, acesse o site: www.uniandrade.br
Leia mais:
Pedagogia na Uniandrade é sinônimo de inovação na Educação
Dia Nacional do livro Infantil