Como investir com pouco dinheiro

Educação Financeira – Dicas de como investir com pouco dinheiro

Educação financeira é um tema  que interessa a todos, aos que têm muito e aos que têm pouco dinheiro. 

Mas aqui vamos falar um pouco da realidade de nosso acadêmicos, pois a graduação é uma fase  em que os gastos precisam ser controlados com sabedoria, visto que há muitas despesas: a mensalidade da faculdade, o transporte, a alimentação, roupas e se você morar sozinho, então, a lista de despesas só aumenta com gastos em luz, água, internet e por aí vai. 

O fato é que morando sozinho ou não, todos possuem despesas que precisam ser cobertas mensalmente, muitas vezes com um salário mínimo ou com pouco dinheiro.

Manter tudo em dia, sem comprometer além do orçamento é um verdadeiro desafio.

Pensando nisso, nós selecionamos algumas dicas financeiras para o jovem acadêmico.  

Por onde começar?

O primeiro passo, sem dúvida, é economizar.  

O jovem, assim como todo mundo, tem uma renda a partir de um trabalho. Sim, mas o que isso significa? Significa que você precisa ter bem claro o quanto ganha e de onde vem a sua renda. Além do trabalho, existe mais alguma fonte de renda?  

Ter consciência de quanto ganha e de como ganha é fundamental. A maioria das pessoas costuma gastar ou comprometer o orçamento mensal antes mesmo de ganhar, atitude que cria um hábito muito negativo, pois antes mesmo de receber, a pessoa não dispõe desse recurso, uma vez que ele já está comprometido.

O ideal é primeiro ganhar para depois gastar. E após ganhar o dinheiro de fato, se organizar para gastar menos do que ganhou. O recomendado é fazer com que sobre pelo menos 10% da sua renda. 

Esse valor deverá ser investido, de forma organizada, com o objetivo de gerar uma renda adicional.

Pode parecer pouco no começo, mas com assiduidade, o valor investido vai aumentar e o jovem começará a observar resultados positivos da sua educação financeira.

Faculdade: Passos decisivos para a vida

É durante a faculdade que o jovem se depara com um divisor de águas: da adolescência para as responsabilidades da vida adulta e planos para um futuro. 

O jovem acadêmico precisa investir na sua formação profissional, mas além disso, precisa ter estabilidade financeira para planejar seu futuro para quando concluir a graduação. 

É durante a graduação que se tem contato com o primeiro trabalho, que pode até ser um estágio. Então, o ideal é tornar essa experiência financeira positiva.

Confira algumas opções de investimento para você otimizar a sua renda e prevenir-se financeiramente para um futuro tranquilo:

Caderneta de Poupança

A opção mais conhecida de investimento é a caderneta de poupança.

A caderneta de poupança tem a grande vantagem de ser isenta de taxas ou imposto de renda.

Como fazer uma caderneta de poupança?

É muito simples! Basta ir até a agência bancária de sua preferência e realizar um depósito com o valor desejado. Esse é o primeiro passo. Depois é só depositar sempre que puder. De preferência aqueles dez por cento que recomendamos economizar da sua renda, lembra?

No entanto, é bom lembrar que não é obrigatório depositar sempre.

Os rendimentos da poupança não são tão altos, porém o seu dinheiro estará investido e caso surja algum imprevisto financeiro, você pode reaver o valor sem problemas.

Previdência Privada

A previdência privada é ideal para o jovem que não que não possui muitos recursos ou que não consegue investir muito.

“Mas a previdência privada não é para idosos?”

A previdência privada concede segurança exatamente durante a aposentadoria, porém os anos passam e investir em uma previdência privada é uma atitude inteligente para o jovem que busca uma educação financeira desde a graduação, que é uma fase da vida onde os recursos devem ser calculados com sabedoria para não exceder o orçamento.

A previdência privada também pode ser contratada junto a um banco da sua preferência e o jovem pode optar pela opção Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) ou Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL). 

Tesouro direto

O tesouro direto é uma outra opção bastante atrativa para os jovens acadêmicos, pois é acessível e a garantia de retorno é de até 100%.

Quanto mais tempo a pessoa levar para reaver o dinheiro investido, maior é a rentabilidade com o acréscimo de juros e menor é o valor dos impostos em cima desse valor.

O tesouro nacional torna o jovem um credor do estado brasileiro e os títulos podem ser adquiridos junto ao banco. Dependendo da instituição bancária podem existir algumas taxas para esse investimento.

Consórcios

O consórcio é uma boa opção para o jovem que deseja conquistar seu próprio patrimônio que pode começar com aquisição de um imovél ou de um carro, por exemplo.

Existem vários tipos de consórcios: de imóveis, de automovéis e apenas de dinheiro também. O consórcio funciona da seguinte forma: a pessoa paga um valor mensal, assim como todo um grupo. Alguns consórcios aumentam o valor mensal gradativamente, outros não. Depende do plano  que você adquirir. Se for um consórcio de imovél ou de automóvel, a pessoa pode ser contemplada no início das parcelas ou pode ser contemplada ao finalizar as parcelas. 

O fato é que em algum momento a pessoa é contemplada! Tanto faz se for no início ou no final do consórcio. Com o pagamento certinho das parcelas no valor combinado em algum momento você irá usufruir desse bem.

O consórcio em dinheiro funciona da mesma maneira, mas ao invés de um imóvel ou automóvel a pessoa recebe o valor anteriormente estipulado.

O consórcio é uma boa opção, pois geralmente o valor a ser investido é baixo. No entanto, a partir do momento que você entra em um consórcio, você tem um compromisso mensal até o final dele.

Essas são as dicas de investimentos que selecionamos para o jovem que ainda está estudando.

Sentiu interesse em alguma dessas opções?

Vale a pena ressaltar que a educação financeira é fruto de um comportamento, planejamento e organização. Pode parecer difícil no começo, mas com um pouco de disciplina torna-se um hábito comum. 

E se você chegou até aqui, aproveite para navegar pelo blog da Uniandrade e ficar ligadinho em mais dicas interessantes.

Siga nossas páginas nas redes sociais.

Confira outros temas que podem interessar a você:

Intercâmbio: Confira as dicas que selecionamos para você! | Uniandrade

Como aprender outro idioma sozinho!  | Uniandrade

Ansiedade! Que mal é este? Não sofra! Siga nossas dicas! | Uniandrade

 

 

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress