trabalho voluntário

Trabalhos voluntários – Como podem favorecer sua profissão?

Hoje nós vamos abordar um tema que é de interesse de todo aluno da graduação: trabalhos voluntários!

Você pode até pensar “Mas eu estou cursando a graduação e não tenho interesse algum em realizar voluntariado!”

 Não tem interesse por enquanto! Você está em qual semestre? Já ouviu falar das horas complementares? Sabe a importância das horas complementares para sua formação?

Então, embarque nessa leitura e descubra como beneficiar-se dos serviços de voluntariado de múltiplas maneiras!

Confira alguns temas que podem ser interessantes para você:

Intercâmbio: Confira as dicas que selecionamos para você! | Uniandrade

Ansiedade! Que mal é este? Não sofra! Siga nossas dicas! | Uniandrade

Como aprender outro idioma sozinho!  | Uniandrade

O que são os trabalhos voluntários?

Bem, ser voluntário significa que você vai prestar um serviço de livre e espontânea vontade e não vai receber remuneração por esses serviços.

Poxa, mas quem gostaria de trabalhar sem receber?

A resposta é simples: pessoas que amam muito o serviço que irão prestar. Isso é muito comum em ongs, nas quais as pessoas que empreendem esforços e dedicação para ajudar alguma causa social, muitas vezes, não recebem nenhum retorno financeiro.

E além dessas pessoas, estudantes em formação. 

Qual a vantagem que um estudante tem ao realizar um serviço de voluntariado?

Para um estudante da graduação é muito vantajoso realizar um trabalho voluntário pois ele é beneficiado em vários aspectos:

  • Experiência Profissional

Isso mesmo! O trabalho voluntário pode agregar experiência ao seu currículo! Pois, apesar de não ser remunerado, o trabalho voluntário insere o formando no mercado de trabalho, permitindo a vivência na área para a qual está se formando. 

Cabe ao formando, enquanto estiver na condição de voluntário, usufruir ao máximo da experiência, perguntar para os profissionais que possuem experiência, dedicar-se ao serviço, empregar esforço, mostrar pontualidade, cumprir o que combinou, tudo para que seja bem visto aos olhos da equipe com a qual estiver trabalhando e que ao finalizar o trabalho de voluntariado, consiga boas recomendações por parte da empresa.

  • Ampliação do networking

Os serviços de voluntariado são excelentes para ampliar o seu networking

Mas o que é networking?”

O networking é uma expressão que está relacionada à capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou conexões com outras pessoas.

Essa rede de contatos é como se fosse um sistema, no qual existem trocas de informações entre indivíduos ou grupos que possuem interesses em comum.

“Ah, então isso é um networking?”

Isso mesmo! Consegue perceber a importância de estabelecer um networking consistente durante a sua graduação? 

É por meio do seu networking que você ficará por dentro das novidades relacionadas à sua área de formação. Também ficará por dentro das vagas que surgirem na sua área. A rede de contatos é ótima para ampliar suas oportunidades de atuação.

Durante os serviços de voluntariado, você pode estabelecer boas relações com os profissionais que você conhecer e inseri-los na sua rede de contatos, ampliando seu networking!

  • Adquirir horas complementares

Ah, as horas complementares! Elas são fundamentais e indispensáveis para a formação do estudante universitário.

Se você está ingressando agora na faculdade, talvez ainda não tenha ouvido falar sobre as horas complementares, mas se você já é veterano, com certeza está familiarizado com a importância dessas horas.

“Afinal, o que são as horas complementares?”

Horas complementares são atividades extracurriculares relacionadas à sua área de formação que devem ser realizadas no período da graduação. 

Todos os cursos de graduação, ou quase todos, exigem as horas complementares para emissão do diploma ao final da graduação. As horas complementares podem variar dependendo do curso, mas geralmente são 360 horas que devem ser concluídas até o último semestre da graduação.

Ao realizar um trabalho voluntário, o estudante universitário adquire além da experiência profissional algumas horas complementares que serão muito úteis para a sua vida acadêmica. É importante perguntar se a empresa emite certificado para comprovar essas horas.

Apesar do serviço de voluntariado ser extremamente importante, a instituição educacional possui um parâmetro que impede de aceitar todas as horas complementares em apenas uma atividade ou evento. Você pode eliminar boa parte das horas necessárias com o serviço de voluntariado, mas não todas elas.

  • Aperfeiçoamento pessoal

Para finalizar com chave de ouro as vantagens de realizar serviços de voluntariado, selecionamos o aperfeiçoamento pessoal do qual o voluntário se beneficia. 

Pois, atuar na área para a qual está se formando é essencial para ampliar sua visão não apenas profissional e acadêmica, mas também pessoal.

Ver o mundo sob a perspectiva da sua formação é muito enriquecedor. A partir do momento que você estuda para determinada profissão e se forma, você e a profissão serão indissociáveis. Você não será professor só na escola, advogado só no escritório ou médico apenas no hospital, você será sempre professor, advogado ou médico e assim acontece com qualquer formação que você optar.

Por isso, vivenciar o dia a dia da sua área desde a graduação é muito importante para aperfeiçoar também a sua formação pessoal. 

Ou seja, realizar um serviço de voluntariado, pode ser uma experiência ímpar que irá agregar benefícios em vários aspectos da sua vida.

Qualquer serviço de voluntariado será útil para o estudante da graduação?

Cabe aqui uma ressalva que é bastante intuitiva, mas que vale a pena enfatizar. O serviço de voluntariado, para ter o efeito desejado na formação do estudante e agregar experiência profissional ao currículo,deve estar no segmento em que a formação do estudante se encaixa.

Não convém realizar um serviço de voluntariado na área da educação se o seu curso é de enfermagem, por exemplo. O serviço de voluntariado precisa ser na área de formação do estudante.

E aí, gostou de conhecer as vantagens de prestar um serviço de voluntariado?

Se ao iniciar esta leitura você não tinha interesse nesse tema, aposto que agora conseguimos incitar a curiosidade pelos serviços de voluntariado, não é mesmo?

Então, fique atento a todas as oportunidades, converse com o coordenador do seu curso, com os seus professores, até mesmo com a coordenação da Uniandrade para verificar os locais onde aceitam voluntários e participe nem que seja por um curto período. 

Você sabia que…

… a Uniandrade sempre divulga informações nas suas redes sociais?

Siga nossas páginas no Facebook e no Instagram!

Aproveite e navegue pelo nosso Blog | Uniandrade para ficar ligadinho em mais conteúdos interessantes para você!

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress