Enfermagem – áreas de atuação

Se você é uma daquelas pessoas apaixonadas pela área da saúde, de você sente um imenso prazer em cuidar do próximo e se realiza com o olhar de gratidão que recebe ao cuidar de alguém, com certeza a graduação em Enfermagem é ideal para você!

Os profissionais de Enfermagem são indispensáveis para a sociedade, fato que o país inteiro pode comprovar em 2020, pois estes profissionais atuaram ativamente na linha de frente ao combate contra o coronavírus

Se você quer saber mais sobre a atuação desses heróis da saúde, que atuam em prol do bem estar da população, fique ligadinho nesse conteúdo!

Leia mais sobre o curso de Enfermagem em:

Enfermagem é a profissão com mais contratações em 2019, segundo o Ministério do Trabalho | Uniandrade

Entenda sobre a importância da comunicação na Enfermagem! | Uniandrade

Entrevista | Coordenadora do Curso de Enfermagem, Janayna Luvizotto | Uniandrade

O que o aluno aprende no curso de Enfermagem?

O estudante de Enfermagem terá muitas disciplinas com ênfase na área de Ciências Biológicas, também vai ter disciplinas voltadas para a Administração e para a Psicologia e Sociologia.

Na graduação de Enfermagem, o aluno adquire competências e habilidades para trabalhar em equipe, para realizar o cuidado e gerenciamento da assistência de enfermagem, bem como dos serviços relativos à profissão.

A abordagem no curso de Enfermagem é para uma formação generalista, tornando-se apto a atuar em prol da saúde e do bem estar das pessoas, concedendo os cuidados necessários a cada paciente.

As disciplinas do curso de Enfermagem aliam teoria e prática, garantindo uma formação ampla e abrangente.

É necessário realizar estágio durante o curso de Enfermagem?

Sim, é necessário realizar um estágio supervisionado para obtenção do diploma em Enfermagem. Geralmente, o estágio supervisionado é realizado nos últimos anos do curso. 

O estágio é fundamental para imersão do formando na área e enriquecimento da prática do curso.

É durante o estágio que o acadêmico vai vivenciar um pouco do que é necessário para atuar com essa profissão, terá contato com profissionais experientes e aumentará as chances de potencializar seu networking.

O acadêmico de Enfermagem também precisa realizar o famoso TCC – trabalho de conclusão de curso, para obter o diploma. Contudo, ao longo da graduação o aluno receberá a orientação necessária que o capacitará para essa fase crucial do curso. Além disso, na Uniandrade, cada aluno recebe a orientação de um docente especializado na área para a qual o tema do TCC está voltado. 

Como atua um profissional de Enfermagem?

O enfermeiro promove, mantém ou restabelece a saúde e bem estar da população. Sua atuação se dá em parceria com outros profissionais que podem ser médicos, nutricionistas e toda diversidade de especialistas da área da saúde.

Nos hospitais e clínicas, uma das principais funções de um enfermeiro (a) é realizar a coleta de dados dos pacientes, bem como delegar os procedimentos a serem efetuados pela equipe de enfermagem.

bannerpublicidade1

Quais as áreas de atuação para o enfermeiro?

Como você já sabe, os serviços do enfermeiro são indispensáveis em hospitais e clínicas. Mas este profissional também pode atuar em atendimento domiciliar. Muitas famílias recorrem à contratação de um enfermeiro particular.

O enfermeiro também pode atuar em escolas. Algumas instituições de ensino dispõem de uma enfermaria para prestar os primeiros socorros em casos de quedas das crianças, entre outras situações que exigem cuidados profissionais.

O profissional de Enfermagem está presente também em centros de estéticas, sistemas prisionais, centros de urgência e emergência, casas de parto.

São várias opções, não é mesmo? E não para por aí!

O enfermeiro(a) também pode ter sua própria clínica de assistência, onde pode realizar curativos, troca de curativos, aplicação de injeções, retirada de pontos, entre outros procedimentos competentes a um enfermeiro.

O que é o COREN?

Caso você esteja interessado em realizar a graduação em Enfermagem, é indispensável que entenda o que o COREN. Com certeza já deve ter ouvido falar sobre o Coren e se não ouviu ainda, vai ouvir muito quando começar a faculdade.

Coren é a sigla para Conselho Regional de Enfermagem, que é a instituição responsável por fiscalizar todo o trabalho de Enfermagem do estado sob sua jurisdição.

Cada estado possui seu próprio COREN que está sob jurisdição do COFEN, que se dá no nível federal e fiscaliza toda a atuação de Enfermagem no Brasil.

Todos os profissionais de Enfermagem precisam ter um número de registro no COREN, para exercício pleno da função de enfermeiro (a).

Assim como em outras profissões, o enfermeiro (a) possui um código de ética que precisa ser cumprido e respeitado acima de tudo, uma das funções do COREN é garantir que os enfermeiros cumpram esse código de ética com excelência.

Como é o curso de Enfermagem na Uniandrade?

  • Modalidade Presencial!

O curso de Enfermagem na Uniandrade, possui duração de 5 anos e confere a habilitação de bacharel. É ministrado no período noturno e também no período diurno, na modalidade presencial.

A modalidade presencial é ideal para quem quer aproveitar o curso 100%. O contato com colegas e professores é maior, bem como a participação em eventos dentro da própria instituição com palestras, iniciações científicas e semanas acadêmicas.

  • Laboratórios equipados!

A Uniandrade conta com um amplo laboratório equipado que garante qualidade às aulas práticas, possibilitando simulações de assistência e enriquecimento nas aulas. 

  • Corpo docente qualificado!

O corpo docente é formado por mestres, doutores e especialistas que dominam a área e fornecem o suporte acadêmico necessário para a formação integral dos seus graduandos.

Viu só, estudar na Uniandrade é uma ótima opção! Está esperando o que para fazer parte dos nossos acadêmicos de Enfermagem?

Você sabia que…

… a Uniandrade disponibiliza o vestibular online e totalmente gratuito? Isso mesmo! Faça seu vestibular sem compromisso! Seu futuro está há apenas alguns cliques de distância!

Aproveite para navegar pelo Blog | Uniandrade e conhecer mais sobre a instituição!

Siga nossas páginas nas redes sociais!

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress