Entenda o que é e por que estudar Ciência da Computação

O futuro será tecnológico e todo mundo sabe. A área da computação está crescendo muito e cada vez mais pessoas com formação em cursos como Ciência da Computação serão necessárias. Se você gosta de lidar com tecnologia e com números, talvez essa seja a sua área.

Por ser uma área que está em constante crescimento, a probabilidade de já sair empregado da universidade é muito grande. Devido à grande procura por profissionais da área, há uma valorização maior e com melhores salários.

A Uniandrade separou algumas informações sobre o curso e o trabalho de quem atua na área da Ciência da Computação para ajudar você a decidir o seu futuro.

O que é Ciência da Computação

Ciência da Computação é o ramo que soluciona diversos problemas por meio da tecnologia de computadores. O profissional da área possui um vasto conhecimento em matemática, lógica, programação e redes de computadores, o que possibilita que ele crie softwares para quase todos os tipos de empresas.

É o graduado em Ciência da Computação o responsável por desenvolver novas tecnologias que demandem programação, por otimizar a produção em indústrias, por proteger bancos de dados de instituições financeiras e por apoiar startups no desenvolvimento de soluções tecnológicas criativas.

Áreas de atuação

  • Análise de Sistemas

O profissional vai analisar os tipos de programas e elaborar uma espécie de manual com os pontos necessários pra desenvolver aquele tipo de software.

  • Arquitetura de Software

O arquiteto de software olha mais longe. A tarefa dele é projetar as partes maiores do sistema, sem olhar muito para os pequenos detalhes. Isso fica para o analista e para o desenvolvedor.

  • Gerência de TI

O cientista da computação também pode coordenar equipes de trabalho gerenciando projetos de desenvolvimento.

  • Docência ou Pesquisa

Essa área é que mais diferencia a Ciência da Computação de outros cursos como Engenharia da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e vários outros.

O foco principal da Ciência da Computação é entender o porquê das coisas funcionarem e os passos pra fazer com que isso aconteça. Por isso, o caminho para o profissional virar um pesquisador ou um professor faz muito sentido, já que ele aprende a ciência por trás de tudo, podendo aprofundar ainda mais e até ser fonte de conhecimento pra profissionais dessa e de outras áreas.

  • Programação e Desenvolvimento de Softwares

Nessa área o profissional vai botar a mão na massa mesmo (no teclado, nesse caso). Escrever aqueles códigos que, para quem não estudou, são indecifráveis.

Conheça o curso de Ciência da Computação da Uniandrade

O curso de Ciência da Computação fornece as bases teóricas e práticas que permitem aos profissionais ingressarem nas diversas áreas da informática. Ele desenvolve soluções computacionais para a sociedade por meio de sistemas, dispositivos, dentre outras áreas ligadas à Tecnologia da Informação.

O bacharel em Ciência da Computação formado pela Uniandrade, em suas aplicações e implementações computacionais, utiliza os estudos dos algoritmos para todo e qualquer conhecimento referente à computação, o qual envolve telecomunicação, banco de dados, inteligência artificial, engenharia de software entre outras aplicações tecnológicas.

O cientista da computação é um profissional multidisciplinar capaz de resolver problemas utilizando a computação como ferramenta. É o profissional habilitado em desenvolver sistemas/aplicativos/software, implantar bancos de dados e sistemas de segurança garantindo operações pela rede, além de diversas ferramentas para o campo da informática.

Se interessou? Conheça mais sobre o curso de Ciência da Computação da Uniandrade!

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress