Já ouviu falar sobre o ENADE? Descubra a sua importância!

Confira aqui no blog tudo o que você precisa saber sobre esse assunto!

Você, caro estudante, já deve ter lido ou ouvido falar sobre o ENADE na instituição em que estuda, certo? E quando viu ou ouviu, surgiram várias dúvidas, não é?

Mas fique tranquilo! Hoje, quando você terminar de ler essa matéria, vai ficar sabendo o que é o ENADE, qual seu objetivo, como funciona, qual sua importância e muito mais!

Você sabe o que é o ENADE?

O ENADE é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes que faz parte dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, mais conhecido como Sinaes.

Este exame é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC, Ministério da Educação.

Ele é um referencial básico para os processos de recredenciamento institucional e renovação de reconhecimento de cursos. É componente curricular obrigatório aos cursos de graduação.

Qual ou quais são os objetivos deste Exame?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes tem como objetivo principal avaliar a qualidade dos cursos de formação superior. Ao fazer isto, acompanha o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares de cada curso de graduação.

Essa avaliação é obrigatória e ocorre tanto na modalidade presencial como na modalidade a distância.

Como funciona o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes?

O ENADE acontece todo ano. É feito por meio da aplicação de uma prova, que contém questões objetivas e discursivas. Os conteúdos, normalmente, são sobre conhecimentos gerais (com peso de 25%) e conhecimento específico (com peso de 75%).

O Exame possui um ciclo avaliativo de três anos, ou seja, todo ano muda a área de conhecimento e os ciclos tecnológicos, fazendo com que após três anos volte para o primeiro. Funciona da seguinte maneira:

• Ano 1

Participam os cursos de bacharelado das áreas de conhecimento de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Engenharias e Arquitetura e Urbanismo; e cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança.

• Ano 2

São avaliados os cursos de bacharelado nas áreas de conhecimento de Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Linguística, Letras e Artes e áreas afins, cursos de licenciatura nas áreas de conhecimento de Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Linguística, Letras e Artes e, cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura e Produção Industrial.

• Ano 3

É feita a avaliação dos cursos de bacharelado nas Áreas de Conhecimento Ciências Sociais Aplicadas, Áreas de Conhecimento Ciências Humanas e, Cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.

Quem participa do Exame?

Os estudantes são selecionados pela própria instituição. Eles devem estar no primeiro ou último ano de curso.

Se eu for selecionado tenho opção de participar ou não?

Não. É obrigatória a participação de quem é selecionado, pois ela é necessária para a regularização do histórico escolar e para a expedição do diploma.

Caso você não apareça no exame, não preencha o questionário de estudante e tenha o registro de participação indevida na prova, você estará em uma situação de irregularidade.

Qual a importância dessa avaliação?

Esta avaliação é necessária para uma pessoa que procura uma instituição de qualidade tenha um olhar crítico sobre ela, fazendo com que instituições precárias não atuem no mercado de trabalho. Isto ajuda os alunos e profissionais a conhecerem as instituições, pois o exame avalia se as habilidades e competências a serem desenvolvidas nos alunos, por meio dos cursos, estão sendo alcançadas.

Quais são os critérios de avaliação utilizados?

• Competência e habilidades para o mercado de trabalho;
  • Contexto socioeconômico dos estudantes;
  • Corpo docente;
  • Organização do curso;
  • Infraestrutura da instituição.

A nota do ENADE ajuda na hora de procurar um emprego?

Com toda certeza! Todo mundo sabe que o nome da instituição vale muito quando você entra no mercado de trabalho. A nota alta no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes valoriza a instituição e também a reputação do estudante.Além disso, ela também pode te ajudar na hora de um desempate para conquistar uma vaga em empresas.

Como sei se preciso participar da prova?

Isso depende da sua instituição, desde a escolha dos alunos até à inscrição deles na prova. O aluno que se encaixar nos critérios de participação será avisado e receberá todas as explicações acerca do exame.

E aí, gostou do conteúdo? Esperamos que sim, pois agora, se alguém te perguntar sobre o ENADE, você vai saber responder com propriedade.

Aproveite também e acesse o nosso blog, lá você vai acabar com muitas dúvidas e ter acesso a várias dicas, como:

Confira os 6 cursos de graduação mais procurados! Veja com qual você se identifica!

Dicas para se dar bem na graduação semipresencial!

5 dicas de livros para começar o ano bem!

Saiba como virar um empreendedor de sucesso!

Descubra como potencializar seu currículo!