Dicas para se dar bem na graduação semipresencial!

Você está ingressando na faculdade e escolheu estudar na modalidade semipresencial?

Então, você é uma pessoa que vai aproveitar ao máximo as vantagens do presencial e do EaD ao mesmo tempo!

Nós, da Uniandrade, elencamos algumas dicas para você se dar bem nessa modalidade que ainda está ganhando espaço no meio acadêmico!

Leia mais em: 

Graduação Semipresencial: Saiba mais sobre essa modalidade! | Uniandrade

Sabia que os estágios contam como experiência? Amplie suas oportunidades com a graduação na Uniandrade! | Uniandrade

5 dicas de livros para começar o ano bem! | Uniandrade

Como funciona a modalidade semipresencial?

A modalidade semipresencial foi estruturada pensando naqueles alunos que são muito ocupados e não conseguem estar presencialmente todos os dias na instituição de ensino superior, mas mesmo assim não abrem mão da experiência presencial.

Assim, a grade curricular do curso encontra-se fragmentada em duas modalidades: as aulas teóricas que são ministradas no formato EaD e as disciplinas práticas, ministradas no formato presencial.

Na Uniandrade, as aulas presenciais dos cursos semipresenciais acontecem uma vez por semana.

Realizar a faculdade na modalidade semipresencial é vantajoso?

É muito vantajoso estudar na modalidade semipresencial.

O acadêmico tem acesso às disciplinas pela plataforma virtual de aprendizagem que torna as aulas flexíveis, conferindo autonomia para a rotina de estudos. 

Mesmo que você tenha muitos compromissos durante o dia, pode separar alguns minutos do seu dia agitado para estudar, em casa mesmo. 

No entanto, mesmo estudando em casa, o aluno tem aulas na instituição, que promovem a interatividade com professores e colegas, o que agrega muito na formação.

 A possibilidade de conhecer pessoas, trocar ideias, ampliar o networking é importante para uma qualificação ampla em vários aspectos.

A rotina de estudos torna-se leve, pois é necessário deslocar-se apenas uma vez por semana até a instituição. Além de ser econômico, pois o custo com deslocamento e alimentação fica reduzido significativamente nessa modalidade.

Quais as principais dicas para quem estuda na modalidade semipresencial?

Como em qualquer modalidade de ensino, a semipresencial vai exigir dedicação e empenho do aluno para que a aprendizagem seja efetivada.

A primeira dica é:

  • Organização

É fundamental que o acadêmico organize sua rotina de estudos. Apesar de o horário de aulas ser flexível, a modalidade trabalha com prazos. Ou seja, as atividades, trabalhos e provas possuem datas para conclusão.

Por isso, é bom deixar tudo em dia, ao invés de fazer na última hora, Assim, evita-se perder datas de entrega por imprevistos que possam acontecer, como uma queda de energia, por exemplo.

Então, reserve um tempinho do seu dia, no horário que for mais conveniente para você. Pode ser pela manhã, durante o almoço ou até mesmo antes de dormir. O que importa é que você acesse as aulas diariamente para criar o hábito de estudar e que exerça o comprometimento com a sua formação.

No dia da aula presencial, não agende outros compromissos para que nada te impeça de ir até a instituição; evite faltas na aula presencial, para não perder conteúdo.

A organização é um hábito e mesmo que você não se considere organizado pode vir a ser, com disciplina e dedicação.

  • Crie seu espaço para estudos

Uma das vantagens de estudar virtualmente é o fácil acesso através do celular, tablet ou computador possibilitando estudar onde e quando quiser. Porém, para otimização e melhor aproveitamento das aulas, é preferível ter um local próprio para os estudos.

Reserve uma mesa, um espaço na sala ou no quarto e dedique seu tempo para estudar. Opte por um lugar com o menor número de ruídos possível, para que não interfira na sua concentração.

Seu local de estudos precisa ser confortável, mas nem tanto. Isso mesmo, estudar deitado pode até ser confortável, mas seu corpo estará relaxado demais e imagine você dormir enquanto estuda? Não queremos que isso aconteça, não é mesmo?

O ideal é que possa estar sentado para estudar, durante todo o tempo que tiver estipulado para isso.

  • Evite distrações

Para que o tempo dispensado aos estudos seja de qualidade, desconecte as redes sociais enquanto estuda. 

Desative as notificações do WhatsApp, Facebook e Instagram, pois as rápidas olhadinhas nas redes sociais fazem com que, por alguns minutos, sua atenção esteja em outros assuntos que não são pertinentes à aula e, cada vez que você voltar para o conteúdo que está seno dado, vai precisar retomar o fio da meada deixando o aprendizado prejudicado.

Você vai perceber que ficar umas horinhas longe das redes sociais não é tão ruim quanto parece.

A sua formação vai beneficiar você e o seu futuro! Por isso, toda dedicação agora é válida. Veja o período de estudos como investimento de tempo e use isso como motivação para manter o foco.

Também desligue televisão e rádios, para que os ruídos não interfiram na sua concentração enquanto estuda.

Preparar o ambiente ao seu redor para estudar é muito importante, pois isso trará resultados muito positivos na aquisição do conhecimento.

  • Anote tudo!

Tanto nas disciplinas a distância quanto na disciplina presencial, é ideal anotar tudo que você considera importante.

As anotações irão te auxiliar na hora de realizar trabalhos e na hora de estudar para as provas.

Você pode escolher a metodologia com a qual mais se identifica para fazer as suas anotações sobre autores, livros, artigos, conceitos ou nomenclaturas. Entretanto,  suas anotações devem estar ao seu alcance quando precisar delas. Alguns até podem ter na memória todas as informações, mas tomar nota lembra o famoso ditado popular:  “é melhor prevenir do que remediar”, não é mesmo?

Confira dicas para memorização nesse link: Dicas para memorizar o conteúdo | Uniandrade. Pode ser que algumas delas sejam úteis para você!

E aí, gostou das dicas para arrasar na graduação semipresencial?

Então, deixe a ansiedade de lado e arrase nessa modalidade!

Ah, você curtiu, mas não realizou a inscrição em nenhum curso ainda?

Então não perca mais tempo e venha para a Uniandrade!

Você sabia que…

… a Uniandrade possui conceito 4, segundo o Mec? Essa nota é considerada nível de excelência! Estar em uma faculdade com reconhecimento faz toda a diferença no seu certificado!

Já sabe como se inscrever nos cursos semipresenciais da Uniadrade?

É muito simples! Devido a pandemia, a instituição está disponibilizando o vestibular | online e totalmente gratuito. A matrícula está sendo realizada online também!

Seu futuro está há alguns cliques de distância!

Navegue pelo Blog | Uniandrade para conhecer mais sobre a instituição!

Siga-nos nas redes sociais!




Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress