CORONAVÍRUS: Entenda tudo sobre a doença

Foi inevitável. Nesta semana o Novo Coronavírus foi declarado pela Organização Mundial de Saúde como pandemia. Segundo dados do Ministério da Saúde, já passam de 100 o número de casos confirmados no Brasil. Diante do novo vírus, nós separamos algumas medidas recomendadas pelas autoridades de saúde do Brasil e do mundo para a prevenção do COVID-19.

O que é o novo Coronavírus?

Segundo o Ministério da Saúde, o Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto recentemente, no final de 2019, após casos registrados na China. O vírus é zoonódico, ou seja, transmitido de outros animais para o ser humano. Já o novo vírus (COVID-19) provoca a doença chamada  Coronavírus.

Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas à infecção com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43 HKU1.

Como o vírus é transmitido?

As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato direto, está ocorrendo.

Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1 metro de distância) de alguém com sintomas respiratórios está em risco de exposição à infecção. É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada.

Alguns vírus são altamente contagiosos (como sarampo), enquanto outros são menos contagiosos. Ainda não está claro com que facilidade o coronavírus se espalha de pessoa para pessoa.

Apesar disso, a transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

  • gotículas de saliva;
  • espirro;
  • tosse;
  • catarro;
  • contato pessoal próximo, como toque, beijo ou aperto de mão;
  • contato com objetos ou superfícies contaminadas, além da boca, nariz ou olhos.

Os coronavírus apresentam uma transmissão menos intensa que o vírus da gripe. O período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.

A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é em média de 7 dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares do coronavírus (SARS-CoV-2) sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.

Quais são os sintomas?

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, mas ainda podem haver casos assintomáticos. Os sintomas podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o Ministério da Saúde aponta que o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.

Os principais sintomas conhecidos até o momento são:

  • Febre;
  • Tosse;
  • Dificuldade para respirar.
Como posso me prevenir?

O Ministério da Saúde preparou uma cartilha detalhada sobre o assunto que você pode consultar aqui. Por isso, conheça quais são os principais cuidados na prevenção contra o vírus:

  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão ou use álcool gel 70%;
  • Evite contato com pessoas que estiveram visivelmente doentes ou que sofrem de infecções respiratórias agudas;
  • Higienize com frequência objetos tocados frequentemente;
  • Evite multidões e mantenha distância de 1 metro de pessoas espirrando ou tossindo.
  • Ao tossir ou espirrar, cubra a boca com lenço/papel descartável ou antebraço;
  • Evite sair de casa ou viajar caso apresente os sintomas da gripe;
  • Evite tocar os olhos, nariz e boca ou contato como beijo, aperto de mão ou abraço;
  • Não compartilhe pertences pessoais;
  • Quanto aos bebedouros, faça o uso de recipiente de uso individual.
Fake News

Recentemente, em diversas redes sociais surgiram algumas Fake News sugerindo que apenas o uso de vinagre para higienização das mãos. No entanto, o  Ministério da Saúde reitera que o uso do álcool e de sabão é essencial, suficiente e eficaz na prevenção da doença.

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress