Quer ingressar no mercado de trabalho? Confira dicas para arrasar na elaboração do seu currículo!

Tão importante quanto começar a graduação é ingressar no mercado de trabalho! Por isso, nós da Uniandrade, selecionamos algumas dicas para você arrasar na elaboração do seu currículo!

O layout do currículo é tão importante quanto às informações nele contidas, pois as informações precisam estar organizadas de forma que o recrutador encontre facilmente tudo o que precisa saber a respeito do candidato na hora da seleção para as vagas.

Fique ligadinho em mais conteúdos informativos:

Você sabe o que é marketing pessoal? Confira dicas de como fazê-lo! | Uniandrade

Mapa Mental: uma ótima técnica para o aprendizado | Uniandrade

Descubra como potencializar seu currículo! | Uniandrade

Vamos conferir as dicas?

  • Elabore um currículo para cada empresa!

Como assim um currículo para cada empresa? É simples: elabore um currículo seu, enfatizando pontos diferentes de acordo com a empresa na qual você vai entregar o seu currículo.

Sabemos que muitas vezes, a pessoa está tão ansiosa para conseguir um emprego e o que ela faz?  Elabora um currículo com o máximo de informações possíveis e sai distribuindo para  um máximo possível  de empresas, estabelecimentos e instituições onde, por algum motivo, pretende trabalhar. Sair assim, entregando vários currículos, pode parecer que é uma boa ideia, pois entre tantos lugares, alguém vai dar uma atenção especial ao seu currículo, não é mesmo?

Mas nem sempre é isso o que acontece e apesar da enorme quantidade de currículos seus distribuídos por aí, nenhum empregador realiza uma ligação agendando uma entrevista contigo, não é mesmo?

Então, fazer as coisas com calma, organização e foco pode resultar em um emprego ou, pelo menos, na sua participação em mais entrevistas seletivas. 

A dica é: pesquise a empresa na qual pretende trabalhar e liste as funções ou a função que você deseja ocupar na respectiva empresa. Enfatize as atribuições que você considera relevantes para a vaga a que você pretende concorrer e entregue um currículo redigido especialmente para determinada vaga em determinada empresa! 

Tem algumas informações que podem ser irrelevantes para alguma vaga e outras podem conferir aquele diferencial que a empresa procura!

  • Saiba onde quer chegar na hora de elaborar o currículo!

A importância de saber onde se quer chegar é essencial na elaboração de um currículo! Quando o jovem pretende ingressar no mercado de trabalho, é ideal ter em mente as funções nas quais ele gostaria de atuar e o que é preciso para alcançar tal objetivo. 

Muitos jovens só sabem que querem trabalhar, conquistar a independência financeira, mas não planejam nada, nem sabem ao certo o que pretendem fazer e com o que pretendem atuar.

Aqui, entra a importância da sua qualificação profissional. Por exemplo, o jovem quer ingressar no mercado de trabalho e uma das profissões que ele gostaria de exercer é a enfermagem. Mas como trabalhar de enfermeiro? Ora, busque os cursos de graduação, se inscreva e comece a investir no curso que irá proporcionar a sua atuação na área que você deseja.

Mas antes disso? O ideal seria buscar vagas relacionadas à área que você pretende atuar, antes mesmo de ter a graduação. No caso do jovem que deseja ser enfermeiro, poderá atuar em vagas de recepção de hospitais, centros médicos e afins para que já tenha algum contato com a profissão desejada. Dessa forma, já terá um contato com a área.

Limite suas buscas de atuação e tenha foco para atingir seus objetivos.

Além disso, ter um objetivo e consciência de onde pretende chegar torna mais fácil o seu caminho. Pois como vai chegar em algum lugar sem saber direito para onde ir? Ter um plano acerca de onde quer chegar e listar os degraus necessários para chegar no seu objetivo é o primeiro passo para o sucesso na sua vida profissional.

  • Invista na sua formação 

Para potencializar o seu currículo é ideal que você possua habilidades e competências na área em que almeja atuar.

Por isso, para conferir destaque ao seu currículo você precisa investir na sua qualificação profissional, ingressando em um curso que proporcione as qualificações necessárias e que contemple a área de atuação que você deseja.

Escolha uma instituição que tenha reconhecimento pelo MEC e avalie a nota de cada curso. 

Você sabia que…

… a Uniandrade possui conceito 4, nível de excelência, segundo o MEC? Estudar na Uniandrade, irá conferir o destaque que o seu currículo merece e a confiança necessária para encarar o mercado de trabalho.

Além da graduação, fique de olho nos cursos de extensão, em palestras e tudo que possa ampliar sua bagagem. Na internet há várias opções de cursos online e alguns são gratuitos. Fique de olho se concedem certificado e faça tudo o que puder. Vai conseguir um diferencial grande ao seu currículo.

Mas lembre-se de fazer cursos que estejam relacionados com a sua área. Colecionar diplomas aleatórios pode desfocar seu objetivo principal e acabar sendo desnecessário.

  • Enfatize suas qualidades e competências

Ao elaborar um currículo, enfatize suas principais qualidades, aquelas que você considera positivas e que possam te auxiliar na conquista da vaga.

Evite colocar pontos negativos sobre si mesmo. Imagina você colocar no currículo que está ansioso para concorrer a uma vaga cuja função exige trabalhar sob pressão? O recrutador já vai ficar com receio de escolher seu currículo.

Enfatizar qualidades como pontualidade, facilidade de trabalhar em equipe, dinamismo, entre outras desse segmento pode ser bastante atrativo para os recrutadores.

  • Seja sincero nas informações!

A última dica é bastante intuitiva, mas vale a pena ressaltar. Nunca minta!

Talvez você possa considerar melhor aumentar um pouquinho o tempo de experiência na empresa anterior. Dizer que já exerceu tal função, sem ter exercido. Mas, e na hora de comprovar? Ou se você chega a ser contratado e lá na frente descobrem que era uma informação falsa a que estava no currículo? Pode gerar um grande problema e causar constrangimentos.

Então, o ideal é ter ética e ser sincero em tudo o que declarar no currículo, sempre ser claro e coerente. As oportunidades certas para você irão aparecer! 

E aí, curtiu as nossas dicas para arrasar na elaboração do seu currículo?

Aproveite e navegue pelo Blog | Uniandrade para conferir mais dicas interessantes!

Siga nossas páginas nas redes sociais!

 

.

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress