Saiba como melhorar seu rendimento no EaD

Você optou pelo ensino a distância ou está estudando remotamente durante a pandemia, e sente que não está tendo um bom desempenho?

Sabemos que estudar um curso a distância não é tarefa fácil. Pelo contrário, essa modalidade exige muito do aluno, principalmente por ele precisar se organizar, gerenciar o próprio tempo e evitar distrações. E são vários fatores que atrapalham a produtividade e a absorção do conhecimento, sejam eles internos ou externos.

Mas fique tranquilo (a)! O blog da Uniandrade preparou uma lista com muitas dicas práticas para você melhorar o seu rendimento estudando a distância.

Vem com a gente!

Como funciona o estágio no EaD?

Quer praticidade e ensino de qualidade? Tudo isso você encontra no EaD

Saiba como escolher o melhor curso EaD para você

Conheça os cursos EaD que mais ganham alunos

Faça uma graduação EaD e economize

Confira vantagens de ser aluno EaD

Evite distrações

Manter o foco e a disciplina é fundamental para o rendimento de quem estuda a distância. Checar as redes sociais, enviar mensagens, responder e-mail, a possibilidade de abrir outras abas do navegador de internet, o filme da Sessão da Tarde, a série que você ama, a novela preferida na TV, a comida dentro da geladeira, aquela playlist incrível do Spotify, o dog pedindo carinho… são alguns dos principais vilões que dificultam manter a concentração enquanto se estuda em casa. Então, evite ao máximo essas distrações.

Crie um espaço para seus estudos

Ter um ambiente para os estudos é muito importante. Por isso, procure um lugar tranquilo, bem iluminado e que contenha apenas o que for necessário, como computador, cadernos e apostilas. Assim, todo conteúdo será absorvido.

Evite também lugares muito confortáveis e aconchegantes. Claro que estudar deitado na cama ou encostado no sofá é um sonho, mas essas posições não contribuem em nada para a sua produtividade. É melhor ter uma mesa para apoiar os materiais de estudo e sentar em uma cadeira adequada.

Faça uma lista de prioridades e monte um cronograma de estudos

Listando todas as prioridades do seu dia a dia, você verá o que tem de ser feito e deixará a procrastinação de lado. Afinal de contas, é importante entender quais obrigações são mais importantes e mais urgentes.

Assim, faça um plano de estudos bem organizadinho. Independente dos dias e horários disponíveis, o importante é que cada trabalho seja concluído e entregue no prazo estipulado pelo corpo docente, e também que suas matérias estejam em dia pra não chegar no fim do bimestre ou semestre com conteúdos atrasados.

Esse cronograma pode ser feito de maneira bem simples. É só conciliar todas as suas necessidades, ou seja, incluindo tanto a parte acadêmica, quanto outros afazeres rotineiros. Divida o tempo de estudo para cada matéria, separando um período para assistir as aulas e fazer os exercícios. Se possível, tenha também um horário fixo para estudar, como se você tivesse uma aula marcada. Isso contribui bastante para o condicionamento do corpo e da mente.

Outra dica legal para a montagem do seu plano é deixar as matérias que você tem mais facilidade com menos tempo na semana. Desse modo, você garante um aprendizado integral de tudo.

Não tenha vergonha: tire dúvidas

Não deixe de perguntar.

Mesmo no EaD, é essencial esclarecer dúvidas sobre o conteúdo quando elas surgem. É por isso que a plataforma online abriga fórum, chat e outros canais diretos com o professor tutor. As dúvidas não podem afetar sua produtividade, nem atrapalhar o seu entendimento das disciplinas. Afinal, é a sua formação como pessoa e profissional que está em jogo.

Assistiu ou leu algum conteúdo que não entendeu muito bem? Não hesite em fazer perguntas. E lembre-se: para conquistar um diploma é preciso correr atrás.

Tire a palavra “desmotivação” do seu vocabulário

Motivação para estudar é essencial para ter um bom rendimento no EaD.

É claro que nem todos os dias você estará animado para fazer algo. Aí é só criar estratégias e mecanismos para estimular o seu ânimo.

Então, use e abuse da sua criatividade. Procure formas diferentes de estudar seus conteúdos, mesclando conteúdos mais fáceis com os mais difíceis, o estudo de uma disciplina mais teórica com outra mais prática…estipule metas e presenteie a si mesmo por cada vitória alcançada.

Um prêmio, por exemplo, pode ser um tempo maior de descanso, uma viagem ou um rolê com os amigos depois da pandemia. Ou seja, algo que te motive a ganhar seu próprio desafio.

Tenha momentos de descanso!

Preze por esses momentos, eles são essenciais para recarregar as energias e descansar o corpo e a mente.

Por exemplo, se no seu cronograma está determinado que o tempo de estudo será de 4 horas, não ultrapasse. Faça também um intervalo entre 15-20 minutos para ir ao banheiro, tomar uma água, comer algo saudável e volte a estudar.

Outra coisa muito importante também é não usar seu tempo livre para estudar. Isso faz com que essa prática seja um tormento.

Gostou das dicas? Elas vão ajudar a melhorar seu rendimento?

Esperamos que sim!

Em caso de dúvidas sobre o EaD, acesse o nosso blog: uniandrade.br/blog

E confira os cursos ofertados nessa modalidade: uniandrade.br