Um mundo azul: destaques da palestra sobre o Transtorno do Espectro Autista

“Crianças especiais são como aves. Diferentes no seu voo, mas iguais em seu direito de voar”.

Com a casa cheia, a palestra realizada no dia 02 de abril de 2019, organizada pelos alunos do matutino do Curso de Ciências Biológicas da Uniandrade, teve como tema o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dentre os participantes, destacam-se as falas da Profª. Edí Marise Barni, Profª. Iny Salete Chudzikiewicz e demais parceiros no evento.

O TEA é o transtorno do neurodesenvolvimento infantil caracterizado por dificuldades na interação social, comunicação, comportamentos repetitivos e interesses restritos, podendo apresentar também sensibilidades sensoriais.

Esses comportamentos muitas vezes se manifestam pelo interesse intenso e focalizado em um assunto em particular, com movimentos corporais estereotipados, como agitar as mãos, e uma sensibilidade aumentada a sons ou texturas.

No dia da sua conscientização, o debate promovido no que concerne ao TEA obteve mais de 160 inscritos e foi muito produtivo, o que rendeu aos participantes sanar dúvidas, esclarecer melhor os sintomas e ainda contribuir na arrecadação de brinquedos e livros com o ingresso da palestra, que serão revertidos à uma entidade carente na Páscoa.