Uniandrade conta com ampla infraestrutura, laboratórios e estacionamento gratuito. Foto: Uniandrade.

Uniandrade: 4° melhor Centro Universitário de Curitiba, segundo o IGC

O Centro Universitário Campos de Andrade – UNIANDRADE conquistou nota 4 no IGC – Índice Geral de Curso.

A nota coloca a instituição no ranking dos 10 melhores Centros Universitários do Paraná.

Além de ocupar o 4° lugar em Curitiba!

O IGC é calculado a partir dos resultados do CPC e do ENADE, no ciclo de 3 anos, cujo objetivo é avaliar a instituição de forma mais ampla.

Neste artigo, vamos entender como funciona este índice e também os outros indicadores que são utilizados para avaliar as instituições de ensino superior.

 

Indicadores de Qualidade da Educação Superior

Foi com a Lei n° 10.861/2014 que instituiu-se o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, com o objetivo de avaliar as instituições de educação superior.

Para chegar aos índices, são realizados quatro processos avaliativos previstos pelos Sinaes. Quem aplica esses processos é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira – INEP. 

Vamos conferir quais são:

Uniandrade fica entre os 10 melhores Centros Universitários do 
Paraná, segundo nota do IGC. Foto: Freepik
Uniandrade fica entre os 10 melhores Centros Universitários do Paraná, segundo nota do IGC. Foto: Freepik

 

1 – ENADE

Um deles é o Exame Nacional de Desempenhos dos Estudantes, o famoso ENADE, que afere o desempenho dos estudantes, verificando todo o conhecimento, habilidades e competências adquiridas ao longo do curso.

O ENADE é realizado através de uma prova que acontece de três em três anos para cada curso. Todos os anos cursos específicos participam do EXAME, que contém questões específicas que são essenciais à prática profissional do aluno.



2 – IDD

Indicador de Diferença entre os desempenhos Esperado e observado – IDD é o processo avaliativo que mede o valor agregado pelo curso em relação ao desenvolvimento dos estudantes egressos. 

Ou seja, o IDD pesquisa e compara todo o desenvolvimento de alunos concluintes desde o momento que ingressaram na instituição. Também avalia a qualidade das condições que a instituição oferece durante a jornada acadêmica do aluno.

 

3 – CPC

O Conceito Preliminar de Curso avalia cada curso de graduação individualmente, considerando alguns fatores: o resultado do Enade, a satisfação dos alunos em relação à universidade e às condições do curso, o corpo docente, a infraestrutura e a organização didático-pedagógica.

Funciona assim: cada curso recebe uma nota de 1 a 5. Os cursos que forem avaliados com notas 1 ou 2 recebem visitas técnicas de analistas do MEC para avaliar suas condições.

Os  cursos que recebem nota 3 são considerados regulares. Por fim, as notas 4 e 5 são atribuídas aos cursos com nível de excelência.

Os resultados são divulgados anualmente na página do CPC no site gov.br.

 

4 – IGC

O último dos processos avaliativos é o Índice Geral de Cursos Avaliativos da Instituição. O IGC é considerado o principal indicador pelo MEC. E é neste índice que queremos focar, já que a Uniandrade obteve uma excelente performance!

O IGC é calculado a partir dos resultados do CPC e do ENADE, no ciclo de 3 anos, cujo objetivo é avaliar a instituição de forma mais ampla.

O IGC também utiliza notas de 1 a 5, sendo que a instituição que tirar nota abaixo de 3 tem o desempenho considerado insatisfatório.

O índice, que representa o conceito da universidade como um todo, também avalia a qualificação dos professores, assim como a didática da instituição.



Importância da nota do CPC e IGC

Os resultados dos indicadores do CPS e IGC são importantes, pois são utilizados como requisito, critério seletivo ou de distinção. 

São requisitos para supervisão e regulação da Educação Superior. Ou seja, a instituição precisa deste indicador para estar em pleno funcionamento.

Também é essencial ter estas notas para definir a matriz orçamentária da rede federal de Educação superior.

Com os índices do CPC e IGC, a instituição está apta a solicitar autorização para oferta de cursos de pós-graduação stricto sensu a distância. 

Além disso, essas notas também são importantes para programas e políticas públicas do Governo Federal que são tão importantes hoje, os mais conhecidos são o FIES e o Prouni,

 

Seja sua melhor versão com a Uniandrade

Com esta última nota do ICG, a Uniandrade é projetada como uma das melhores opções para você cursar uma graduação!

Uniandrade conta com ampla infraestrutura, laboratórios e estacionamento gratuito. Foto: Uniandrade.
Uniandrade conta com ampla infraestrutura, laboratórios e estacionamento gratuito. Foto: Uniandrade.

A Uniandrade conta com uma excelente infraestrutura, amplos laboratórios, metodologia inovadora para o ensino EAD, além do corpo docente formado por mestres, doutores e especialistas.

São mais de 45 anos formando profissionais que encontraram aqui, a melhor versão deles mesmos!

Faça parte desta história! Confira o site da Uniandrade.

 

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress