Vida e obra de Ariano Suassuna

No dia 23 de julho de 2014, falecia Ariano Suassuna. Brilhante autor paraibano, escrevia peças e romances, sempre focado em exaltar a cultura nordestina. Suassuna era admirado em todo o Brasil, tendo sido convidado diversas vezes para falar no programa de Jô Soares, na Globo, e suas histórias renderam peças e filmes premiados nacionais e internacionalmente.

Nascido na Cidade da Parahyba, conhecida hoje como João Pessoa, capital da Paraíba, Ariano estudou na Faculdade de Direito, em Recife. O autor escreveu romances, poesias, ensaios e também era professor. Suassuna ocupava a cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras, bem como participava da Academia Paraibana de Letras e da Academia Paraibana de Letras.

Escreveu mais de 30 livros, muitos deles premiados. Entre destaques de sua carreira, temos a peça Auto da compadecida, que foi adaptada na televisão e no cinema, sendo o filme “O auto da compadecida” a maior bilheteria nacional do ano 2000. O Movimento Armorial, criado por Suassuna nos anos 1970, destacada as artes nordestinas, local que Ariano Suassuna sentia orgulho em promover.

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress