Você sabe quais as áreas de atuação de um profissional de marketing?

Se por um acaso você já pensou em iniciar uma graduação em marketing e desistiu por não se sentir motivado, ou já está cursando, mas tem dúvidas no que pode atuar, pode ficar tranquilo! Nós vamos te dar algumas dicas.

Aqui você vai conhecer tudo o que um profissional de marketing faz, qual o perfil desse profissional e quais carreiras podem ser seguidas.

VAMOS LÁ?!

O profissional de marketing é aquele que é encarregado de estudar e divulgar produtos e serviços no mercado, ou seja, antes de surgir a publicidade ele irá fazer uma pesquisa, avaliando qual é o melhor jeito de se lançar um produto, pensando em itens como: público alvo, valor, se já há algo parecido na concorrência etc.

Resumidamente, o trabalho dele é fazer tudo para que haja melhoria da marca, aumento de lucro e melhor atendimento para os clientes, sendo um trabalho mais focado no resultado final.

O conhecimento desse profissional passa pelas áreas de comportamento do consumidor, marketing digital, análise de dados, publicidade e vendas.

Para você que está querendo entrar neste mundo, avalie se a atuação de um profissional de marketing combina com você. Confira a abaixo as características que esse profissional possui.

1.Criatividade

A criatividade é um quesito essencial, mas se você não é criativo, tente desenvolver esta característica lendo, tendo contato com várias linguagens artísticas, assistindo a filmes, escutando diversos tipos de música. Buscando, enfim, um universo cultural que possa enriquecer  sua forma de pensar.

Aproveite e veja em nosso blog algumas dicas para potencializar sua criatividade!

2. Inovação

Não se esqueça de que o público gosta de coisas novas. Inovar passa por inspirar-se em coisas que já existem, mas marcar-se por um estilo próprio. 

3. Iniciativa

O profissional de marketing dá ideias, faz pesquisas constantemente em relação ao que está em alta no mercado. É proativo e não espera  agir somente com base no que as lideranças solicitam.

4. Empatia

Você deve estar se perguntando, como isso pode ajudar? A resposta é simples: a empatia permite que nos coloquemos no lugar do outro.

Isso é primordial para um profissional de marketing, pois assim conseguirá entender o que seu cliente ou o seu público deseja, o que fará com que ele tenha muito mais acertos que erros. Ou seja, terá um resultado perfeito.

5. Altruísmo e desprendimento

Estas características são fundamentais para o trabalho em equipe, que é essencial na área de marketing, pois uma empresa não cresce sozinha, ela depende da cooperação de todos. Lembre-se de que quanto mais cabeças pensam juntas, melhor será o resultado final e o alcance do objetivo desejado.

bannerpublicidade1

E aí, seu perfil se encaixa com os de um profissional de marketing?

Aproveite para conferir algumas das carreiras que você pode seguir sendo graduado na área de marketing!

Comunicação Corporativa

O profissional será encarregado de fazer o gerenciamento de todas as comunicações internas e  externas da empresa para o público e vice-versa.

O objetivo principal é gerar engajamento e melhorar a imagem da organização em relação ao público, fazendo com que atinjam melhores resultados.

Consultoria

Esta área tem a finalidade de analisar o público, e ver o que eles querem. Identificando soluções e fazendo com haja melhorias a partir das dores dos clientes.

O profissional poderá prestar assessoria a empresas para promover o lançamento de um produto.

Gerenciamento de Produtos

Esse profissional é responsável por todo o processo de planejamento da estratégia de comercialização e de publicidade do produto.

Mídias Sociais

É a profissão onde a pessoa terá de tomar conta das redes sociais de uma empresa, ou seja, cuidando dos posts, do engajamento, desenvolvimento de estratégias para aumentar o fluxo e criando interação com o público.

Merchandising

Tem a função principal de promover o lançamento de produtos nas lojas, fazendo um super trabalho com a comunicação visual, de uma maneira que a apresentação chame atenção, consequentemente atraindo o público.

Marketing Esportivo

O profissional deve estar atento a todos os clubes, jogadores, celebridades, pessoas influentes que estão em alta para planejar o desenvolvimento de um produto e lançá-lo no mercado.

Marketing Político

Nada mais é que o desenvolvimento de estratégias com o foco em conquistar o apoio popular no processo eleitoral.

Para isso, o profissional terá de fazer pesquisas de mercado e análises estatísticas, que irão ajudar a fortalecer na hora da montagem da campanha.

Marketing Digital

O profissional tem o papel de desenvolver táticas que o ajudarão a promover marcas na internet, não apenas por redes sociais. Mas também por e-mail marketing e sites. 

Ficou interessado em alguma área de atuação? Achou que tem a ver com você? Então não perca tempo, acesse o nosso site e inscreva-se no vestibular.

Você conhece sobre o curso de Marketing da Uniandrade? Conheça agora:

  • é oferecido nas modalidades presencial e a distância;
  • possui duração de curso de dois anos;
  • é uma graduação de grau tecnólogo;
  • tem como objetivo geral formar cidadãos tecnólogos em marketing por meio do desenvolvimento de habilidades técnicas para atuar estrategicamente em processos, como: produto, varejo, marca, cliente, sistema, inovação, criatividade, tecnologia e planejamento, sempre de forma segura e sustentável;
  • o polo da modalidade presnecial está localizado na Alameda Dr. Muricy, 700 – Centro

Confira mais conteúdos relacionados a esse assunto em nosso blog:

Saiba como utilizar a tecnologia a seu favor nos estudos!

5 habilidades essenciais para uma carreira de sucesso

Conheça 5 características do profissional de Marketing

O mercado de trabalho e as novas tecnologias





Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress