DATA: 03 a 06 de outubro de 2022

Eventos Anteriores - 2021

Literatura Latino-Americana - Margens, Fronteiras e Alteridades.

XIII SEMINÁRIO DE PESQUISA
V SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES EM ANDAMENTO
III SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE LETRAS

o XIII SEMINÁRIO DE PESQUISA, V SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES EM ANDAMENTO E A III SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE LETRAS são promoções do programa de Pós-Graduação em Teoria Literária, e do Curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês do Centro Universitário Campos de Andrade – UNIANDRADE.

O evento será realizado na língua portuguesa e contará com palestras, mesasredondas, simpósios, sessões de comunicações coordenadas e individuais, a serem realizadas entre os dias 06 e 08 de outubro de 2021.

As apresentações de trabalhos estão abertas à participação de professores, doutores, mestres, alunos de graduação e pós-graduação da UNIANDRADE e outras IES, além de professores e alunos da educação básica.

Convidados

Em Breve

DEPOIMENTOS

Durante os anos de 2018 e 2019, fui convidado para ministrar palestras nos seminários de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária da UNIANDRADE, e nas duas vezes fiquei impressionado não apenas com a recepção calorosa e com a perfeita organização dos eventos mas, acima, de tudo, com um clima intelectual específico de intensidade.

Mais do que muitas outras instituições acadêmicas, e não apenas no Brasil, colegas e alunos da UNIANDRADE dão a impressão de que o que você tem a dizer realmente importa, tanto intelectual quanto existencialmente. Eles tendem a debater o conteúdo transmitido e encarar desafios de forma tal que cada troca intelectual se torna uma oportunidade de crescimento. As discussões que se seguiram às palestras que ministrei e ao painel que dividi com meu colega João Cezar de Castro Rocha (UERJ) foram altamente focadas sem serem “profissionais” demais (no sentido de esterilidade) nem políticas demais (ou seja, apaixonadas sem embasamento acadêmico). Senti-me desafiado a cada minuto, no melhor sentido da palavra, e também honrado pela atenção destinada aos meus argumentos e posições.

O que estou tentando descrever aqui aponta para um estilo peculiar de instituição acadêmica, e de instituição acadêmica privada no melhor sentido de sua tradição por seu foco e cuidado com o outro. É ainda necessário mencionar que a UNIANDRADE é agraciada por possuir, em seu corpo docente, a presença, o talento, e a vitalidade, tanto no aspecto intelectual quanto organizacional, da Professora Greicy Pinto Bellin, a qual eu considero uma das principais figuras de referência de sua geração nas Artes e Humanidades no continente sul-americano.

Hans Ulrich Gumbrecht
Stanford University

Programação

Confira a programação completa com datas, horários e locais das conferências, mesas-redondas e sessões de comunicação.

REGULAMENTO

Faça o download do Regulamento completo do Evento e saiba mais sobre as normas para submissão de trabalhos, formatos, templates, categorias de inscrição e demais informações.

ANAIS

Os certificados são expedidos pela UNIANDRADE sob frequência de 75% em relação à carga horária total do evento.