DATA: 03 a 06 de outubro de 2022

JOÃO CEZAR DE CASTRO ROCHA
Professor titular de Literatura Comparada da UERJ, doutor em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1997), e em Literatura Comparada, pela Stanford University (2002).
Seus principais interesses de pesquisa concentram-se em Machado de Assis, literatura comparada e nas literaturas desenvolvidas em contextos não-hegemônicos.

João Cezar, baseado na Teoria mimética de René Girard, desenvolveu um quadro teórico para análise e compreensão das literaturas produzidas em contextos não hegemônicos. O pesquisador parte da ideia de que estas literaturas encontram na obra de William Shakespeare um modelo de representação que reflete a situação política e social desses contextos não hegemônicos, isto é, contextos fora do circuito representado por Inglaterra e França no século XIX e Estados Unidos no século XX.

João também desenvolve o conceito de poética da emulação, principalmente em relação a obra de Machado de Assis, para compreender as formas pelas quais escritores canônicos dialogam com os padrões literários estrangeiros, buscando sua própria originalidade.