Trabalho em equipe: no âmbito profissional ou acadêmico! Confira dicas para você arrasar!
Ah, as alegrias de trabalhar em equipe!…
“Como é bom conviver com outras pessoas, cada uma pensando de um jeito, cada uma com um posicionamento diferente! Um deleite para a alma!”
OI? Será que é assim mesmo?…
Se você leu a frase acima e sentiu um leve incômodo, com certeza já esteve em uma equipe em que rolaram atritos, discussões, discordâncias e ânimos à flor da pele!
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É normal que em trabalhos em equipe aconteçam discordâncias. Raramente em uma primeira tentativa todos saem ilesos de estresse e dores de cabeça.
Mas esse cenário pode ser diferente! Todos sabem que conviver com outras pessoas é difícil, realizar um trabalho em equipe, então… Nem se fala! Às vezes parece que está rolando uma tempestade…
Porém os desentendimentos dos trabalhos em equipe podem atingir um patamar mais grave, causando inimizades entre os colegas, desconforto no ambiente e o clima pode tornar-se tenso e difícil de conviver.
Mas seja no âmbito profissional ou acadêmico, a convivência entre os membros da equipe deve ser harmoniosa promovendo um ambiente saudável para o trabalho ou para os estudos.
Pensando nisso, nós da Uniandrade elencamos algumas dicas para que você evite o estresse e tenha experiências positivas, otimizando, assim, a realização dos seus trabalhos em equipe..
Antes disso, vamos definir o que é esse trabalho.
O que é um trabalho em equipe?
A expressão trabalho em equipe é bastante intuitiva. Presume-se que é uma tarefa que ao invés de ser realizada individualmente, será realizada por duas ou mais pessoas de um mesmo grupo.
Ou seja, o trabalho em equipe exige que as pessoas se reúnam ou unam-se para produzir algo em conjunto. Durante o desenvolvimento do trabalho em equipe, os membros do grupo unem suas habilidades, talentos e ideias potencializando a capacidade criativa de cada um. Dessa forma, uma tarefa que seria complexa para apenas uma pessoa, torna-se fácil para a equipe.
Logo, conclui-se que o trabalho em equipe envolve interação, produtividade, comunicação e integração entre os membros do grupo, com objetivo de atingir um mesmo resultado.
A prática do trabalho em equipe é positiva?
Apesar de muitas pessoas possuírem uma visão negativa do trabalho em equipe, sua prática pode ser bastante produtiva e enriquecedora para os membros do grupo. Pois a troca de idéias, pontos de vista diferentes e experiências de cada um pode agregar muito conhecimento aos demais.
Cabe a você tornar o trabalho em equipe uma experiência negativa ou positiva.
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Qual a importância de se realizar trabalhos em equipe?
Já diz o ditado popular: “Duas cabeças pensam melhor do que uma!” Concorda?
Esperamos que responda sim, pois somente um ponto de vista pode limitar o trabalho.
Em um ambiente profissional, por exemplo, é fundamental que os colaboradores atuem em equipe, promovendo o alcance dos resultados mais rapidamente. Quando o trabalho é realizado em grupo é nítida a diferença em comparação com uma equipe cujos integrantes não compactuam uns com os outros no desenvolvimento das atividades.
Algumas empresas adotam o termo “time” para referir-se à equipe. E seria isto, de fato: um time em busca de um objetivo comum.
Alie a tecnologia ao trabalho em equipe!
No ambiente profissional, é bacana introduzir na rotina alguns softwares de apoio para gerenciamento do time, bem como para organizar melhor as atividades a serem realizadas pela equipe.
Sugerimos dois softwares para facilitar a sua vida: Trello e Asana. Ambos são ferramentas organizacionais que auxiliam no trabalho em equipe, otimizam o gerenciamento de prazos e facilitam a organização das tarefas.
Vale a pena conferir os benefícios que essas plataformas digitais oferecem!
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Quais as dicas para atuar bem nos trabalhos em equipe?
Ter um bom desempenho nos trabalhos em equipe não é nenhum “bicho de sete cabeças”. Basta desenvolver algumas habilidades e comportamentos que irão contribuir para que os trabalhos em equipe sejam harmoniosos.
Confira as dicas que selecionamos para você se sair bem nos trabalhos em equipe:
- Respeite todos os membros do grupo!
O respeito é fundamental para que o trabalho aconteça.
Seja você o líder ou não, é necessário respeitar todos os integrantes da equipe para que o clima entre vocês seja harmonioso e as ideias possam fluir.
Uma pessoa que não pratica o respeito para com os colegas dificilmente apresenta bons resultados na empresa ou na sua instituição de ensino.
- Defina tarefas para todos os componentes da equipe.
Se cada um dos membros da equipe acordar o que vai fazer, escolhendo e delimitando sua função e qual tarefa será de sua responsabilidade, o andamento do trabalho em equipe se desenrolará sem estresse.
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Pois não há nada pior do que ver alguém ficar “se fiando no trabalho do colega” porque não faz nada ou ter aquele que sempre carrega a equipe nas costas.
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Delimite a tarefa de cada um e deixe claro à sua chefia ou ao professor quando isto não acontece.
- Estabeleça confiança entre os membros da equipe.
Na verdade, estabelecer confiança entre os membros do grupo é difícil. Mas a partir do momento que o respeito é praticado, a confiança vem naturalmente com o tempo.
Você pode começar fazendo com que os seus colegas confiem em você.
“Mas como fazer isso?” A confiança é estabelecida a partir das suas atitudes. Por isso, aja de acordo com o que você falar.
Sempre que responsabilizar-se por algo, cumpra o combinado! Seja coerente e, aos poucos, os membros da equipe irão confiar em você, o que é muito positivo para o trabalho em equipe.
Pois como trabalhar em equipe com alguém em que ninguém do grupo confia? Bem desconfortável, não é mesmo? Ninguém deseja ser essa pessoa!
- Seja comunicativo!
Você pode até achar que alguns desses comportamentos são irrelevantes, mas a diferença que eles proporcionam durante o processo do trabalho em equipe é enorme!
A comunicação é uma aliada inegável em vários aspectos de uma boa performance no meio profissional, na academia isto não é diferente!
Uma pessoa comunicativa terá mais facilidade em trocar ideias, sugestões, expor como se sente em relação ao trabalho que está sendo realizado, o que torna tudo mais positivo e eficaz.
Ser muito introvertido, sem estabelecer conexão com os demais integrantes do grupo pode ser negativo, pois pode levar a pessoa a apenas acatar o que os outros decidem. Sem contar que um dos elos da equipe acaba sendo enfraquecido pela falta de contribuição para o bom desempenho do grupo.
- Seja proativo!
Ser proativo faz toda a diferença durante um trabalho em equipe! Uma pessoa proativa não fica esperando as outras tomarem a iniciativa, ela mesma o faz, realizando o que precisa ser feito.
E aí, gostou? Vai aderir às nossas dicas para trabalhar bem em equipe?
Nós apreciamos a sua companhia até aqui! Continue conosco navegando pelo Blog | Uniandrade!
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