O que é gestão de pessoas? Saiba mais sobre esse conceito!

A gestão de pessoas é fundamental dentro de uma empresa. Mesmo que o gestor não se dê conta, antes de gerenciar os recursos materiais, administrativos e financeiros da sua empresa, primeiramente ele vai gerir as pessoas.

A gestão de pessoas deve acontecer com sistematização, planejamento e direcionamento. Pois se o capital humano da empresa estiver motivado, o ambiente será harmonioso, o trabalho será mais produtivo e as tarefas irão fluir  com mais facilidade.

Leia mais em:

Evernote e Aprova – O que são? Como usá-los? | Uniandrade

Você sabe o que são Soft Skills? Confira 5 comportamentos essenciais dentro de soft skills | Uniandrade

O que é gestão de pessoas?

Gestão de pessoas consiste em administrar as equipes dentro das empresas. Essa gestão realiza técnicas de recursos humanos para atender tanto aos objetivos dos colaboradores quanto aos objetivos da empresa.

A importância da gestão de pessoas em uma organização empresarial

Uma boa gestão de pessoas na organização faz toda a diferença para os resultados da empresa. Pois quando ela é eficiente, os colaboradores ficam satisfeitos, uma vez que se sentem considerados importantes dentro da organização. Assim, os resultados aumentam positivamente e os objetivos são alcançados com mais rapidez. 

A gestão de pessoas geralmente é responsabilidade do setor de Recursos Humanos que vai ter alcance para amparar todos os setores, seja com palestras motivacionais, com brindes ou com qualquer incentivo ao capital humano que move a empresa.

Porém, a gestão de pessoas não fica limitada ao setor do RH, pois cada setor possui um líder e esse líder tem  a responsabilidade de gerenciar, liderar e oferecer suporte para sua equipe.

bannerpublicidade1

Como ocorre a gestão de pessoas

A gestão de pessoas ocorre através da participação, capacitação e desenvolvimento de colaboradores dentro de uma empresa.

Vale ressaltar que, embora a gestão de pessoas esteja relacionada com o setor de Recursos Humanos, existem muitos detalhes nessa gestão que fogem dos parâmetros do RH.

Vamos explicar melhor:

É assim: a gestão de pessoas de uma empresa é alcançada de forma abrangente pelo setor de Recursos Humanos, que têm acesso à parte burocrática que envolve a vida do colaborador dentro da empresa. 

Contudo, os psicólogos da empresa também podem organizar reuniões motivacionais e campanhas internas. Até mesmo processos internos de efetivação podem ser considerados parte da gestão de pessoas.

Já os líderes, coordenadores ou gestores de cada setor são responsáveis pela gestão de pessoas de forma mais específica. A esses profissionais cabe a missão de conhecer os integrantes da sua equipe, motivá-los para o resultado desejado e esperado do setor, manter a harmonia no ambiente de trabalho promovendo o bem estar de toda a sua equipe, sempre focando na expectativa que a empresa tem em relação ao setor sob sua responsabilidade.

Gestão de pessoas aliada à tecnologia

Com o avanço da tecnologia, já era de se esperar que a gestão de pessoas fosse contemplada por ela, não é mesmo?

Com o intuito de facilitar a gestão de pessoas nos ambientes profissionais, foram desenvolvidos alguns softwares para essa área. Selecionamos o Felizz para que você conheça e, quem sabe, faça dele uma ferramenta útil no seu meio profissional.

O software Felizz é uma plataforma de engajamento, que concede aos líderes os recursos necessários para acompanhar a satisfação dos membros da sua equipe.

Com essa ferramenta online é possível:

  • Ter um índice de felicidade dentro da empresa.
  • Avaliação anônima ou identificada.
  • Envio e recebimento de felicidade.
  • Feedback 360° coletivo diário.
  • Comunicação rápida entre todos.
  • E muito mais!

Os primeiros trinta dias são totalmente gratuitos para que tanto líder quanto equipe possam familiarizar-se com o software. Após um mês, os planos disponíveis são a partir de R$59,90* mensais. Valor que deve ser considerado um investimento. Pois a gestão de pessoas de uma empresa deve ser considerada prioridade.

Possuir uma plataforma para otimizar a gestão de pessoas é uma atitude assertiva!

Se quiser conhecer mais dois ótimos softwares que podem ser muito úteis na gestão de pessoas, acesse o link: Trello e Asana  

A Uniandrade oferece formação nessa área?

A Uniandrade oferece graduação em Gestão de Recursos Humanos, tanto na modalidade presencial quanto na modalidade a distância. Em ambas as modalidades, a graduação é na categoria tecnólogo e possui duração de 2 anos.

O ideal na hora de escolher qual a melhor modalidade para você cursar Gestão de Recursos Humanos é analisar sua disponibilidade.

Na modalidade presencial é necessário frequentar a instituição assiduamente, visto que as aulas no formato presencial requerem a presença do aluno, sendo considerada falta a ausência durante a aula.

Já no formato EaD, as aulas oferecem maior flexibilidade para o formando participar no horário que lhe for mais conveniente, possibilitando estudar onde e quando quiser.

  • Gestão de Recursos Humanos – Presencial

O curso em Gestão de Recursos Humanos no formato presencial é no período noturno. A vantagem desse curso na modalidade presencial é que a grade curricular é modular.

São quatro módulos no total ao longo do curso. Por ser modular, existe a possibilidade do calouro ingressar em qualquer etapa do curso, sem ser prejudicado no processo de ensino-aprendizagem.

A cada módulo, o aluno recebe uma certificação correspondente ao módulo estudado, o que permite ao aluno atuar na área específica contemplada naquele semestre.

A abordagem modular é muito atrativa para os formandos porque facilita a inserção do acadêmico no mercado de trabalho. Fato que motiva os estudantes a concluírem o curso, uma vez que podem ter contato com a área desde o início do curso.

  • Gestão de Recursos Humanos – EaD

O curso em Gestão de Recursos Humanos no formato EaD, é ideal para quem possui uma rotina agitada, pois o ensino EaD oferece flexibilidade e autonomia ao estudante.

As aulas são em formato de vídeo aulas e disponibilizadas na plataforma digital de estudos cujo acesso é fácil, permitindo ao acadêmico estudar  via celular, tablet ou notebook. 

A vantagem de estudar no formato EaD é que o aluno pode ingressar no curso assim que efetivar a matrícula, pois não existe necessidade de uma quantidade específica de alunos para fechar a turma.

Se você chegou até aqui é porque gostou desse conteúdo

Então aproveite para navegar pelo Blog | Uniandrade para permanecer ligadinho em mais conteúdos interessantes e informativos como esse!

Não deixe de seguir nossas páginas nas redes sociais!

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress