10 dicas nutritivas para aumentar sua imunidade
Em tempos de Coronavírus (COVID-19) manter uma dieta equilibrada é parte importante da prevenção, uma vez que a escolha de alimentos saudáveis aumenta a imunidade e reduz os riscos para o desenvolvimento dessa pandemia.
O Curso de Nutrição da Uniandrade elaborou 10 dicas importantes que devem ser colocadas em prática desde já, considerando-se ainda a importância de associá-las às estratégias de prevenção divulgadas pelo Ministério da Saúde. Vamos às dicas!
Industrializados? Fuja deles!
1) Mantenha uma dieta equilibrada e diminua os alimentos industrializados que apresentem em sua composição quantidades significativas de açúcar, gorduras, conservantes, sal, entre outros.
2) Que tal descascar mais e desempacotar menos? Alimentos in natura são muito bem vindos! Assim, substituir empacotados e enlatados por frutas e verduras frescas é uma ótima alternativa.
3) Frutas cítricas devem ser consumidas frequentemente, pois são ricas em vitamina C, um antioxidante que aumenta a resistência do organismo. Ex: laranja, acerola, kiwi, etc.
Preste atenção à cor dos alimentos!
4) Alimentos verdes escuros como a couve, o brócolis e o espinafre apresentam ácido fólico em sua composição, uma vitamina importante para a formação dos glóbulos brancos.
5) Alimentos ricos em zinco como o feijão, a lentilha, a ervilha e o grão de bico combatem doenças relacionadas ao sistema imunológico.
6) Alimentos ricos em ômega 3 também apresentam benefícios sobre o sistema imunológico, reduzindo a inflamação e ampliando a suas defesas. Portanto, não deixe de comer um peixinho, oleaginosas como castanhas e nozes, amêndoas e chia.
7) Alho e cebola são ricos em substâncias antivirais, antiparasitários e antifúngicas. Assim podem ser usados amplamente em sua alimentação para reforçar suas defesas.
E as bebidas? Hidratação é tudo!
8) O consumo de iogurtes e bebidas fermentadas favorece a manutenção das bactérias benéficas de sua flora intestinal, favorecendo assim sua imunidade. Porém, evite aqueles iogurtes cheio de corantes e dê preferência ao iogurte natural. Misturá-lo com mel (de procedência conhecida) e frutas pode ser uma boa alternativa para a sua saúde.
9) Mantenha-se hidratado! Ande sempre com uma garrafinha de água.
10) Rico em vitaminas C e B6, o gengibre pode e deve fazer parte de sua rotina diária de alimentação, visto que é um importante auxiliar na melhoria da imunidade e na redução de enfermidades. Que tal usá-lo no suco, nas carnes ou na forma de chás?
Uma boa alimentação pode ajudar na prevenção de muitas doenças, mas na presença de sintomas associados ao COVID-19, procure por atendimento médico e siga as orientações do Ministério da Saúde!