Hoje é o dia do Revisor de Texto e do Diagramador!

Talvez em algum momento você já deva ter lido um texto e pensado “quem escreveu isso?” Parece algo muito simples, mas hoje vamos contar um pouquinho da nossa paixão: escrever. Afinal, hoje é o nosso aniversário!

Muito prazer, somos REVISORES DE TEXTOS E DIAGRAMADORES!

Assim como todos os textos produzidos aqui na Uniandrade, este também passou pelas mãos de um revisor. Nossa intenção? Deixar sua leitura muito mais interativa e agradável.

Ideia leva acento? Descrição ou discrição? Qual a diferença entre substantivo e verbo? O profissional que trabalha como revisor de textos deve saber tais diferenças na língua portuguesa. Sua função é realizar a leitura na procura de imperfeições, deve corrigir erros de sintaxe, ortografia, pontuação e seguir os padrões gramaticais e a concordância das ideias no texto.

MAS QUEM PODE DESEMPENHAR ESSE PAPEL?

A função de revisor é normalmente desempenhada por quem é formado em Comunicação Social, Jornalismo, Marketing ou Letras, podendo trabalhar em uma redação de jornal, revista, editoras de livros, empresas de tradução, sites, blogs e universidades, como o nosso caso.

Entretanto, engana-se você em pensar que trabalhamos sozinhos. Por trás de um bom texto há sempre uma fotografia, ilustração ou arte que configura em imagem nossas palavras. Isso tudo faz parte de estratégias de leitura para que você tenha uma experiência mais harmônica e criativa. Portanto, esse alguém que se preocupa com a linguagem visual de um bom texto é o diagramador, o profissional responsável pela distribuição do material em uma publicação.

O diagramador é quem calcula a quantidade de textos, fotos e ilustrações na página, além do número de páginas de uma publicação, seja numa editora ou jornal. Também é responsável pela escolha do tipo de letra a ser usado. Logo, o conhecimento em Desenho Industrial e Comunicação visual são essenciais para esse profissional.

Atualmente, com o crescente desenvolvimento tecnológico, o diagramador atua, principalmente, na área de editoração eletrônica, dispondo de ferramentas e programas que auxiliam (e muito!) na execução do seu trabalho, como Photoshop, Adobe Pagemaker, CorelDraw!, Quarkexpress, etc.

Agora que você já nos conhece e sabe as funções dessas duas mágicas profissões, que tal optar por uma dessas áreas dinâmicas e inovadoras a cada dia?

Encante-se com a criatividade na produção de textos dinâmicos cursando Letras na Uniandrade e seja um profissionais competentes ao domínio das teorias linguístico-literárias! Agora se você gosta de planejar e gerenciar os processos de criação e comunicação de produtos para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade de uma maneira geral, o Curso Tecnólogo em Marketing é a sua cara!