Inteligência linguística – Saiba mais sobre este tema!

Você conhece as múltiplas inteligências de Howard Gardner?  Essa teoria defende que o cérebro humano possui oito tipos de inteligência e  que cada indivíduo possui pelo menos uma delas mais desenvolvida.

Hoje nós vamos falar sobre a inteligência linguística. Saiba o que é e também confira dicas de como desenvolvê-la.

Leia mais em :

Dicas da Nova Ortografia! Confira algumas dicas para não errar mais! | Uniandrade

Língua Portuguesa: Oralidade versus Escrita – Confira algumas dicas úteis da nossa língua! | Uniandrade

Inteligência lógico-matemática: de que se trata? Confira algumas dicas de como desenvolvê-la! | Uniandrade

A inteligência linguística é uma das que possui maior relevância no âmbito educacional, pois partindo do pressuposto de que somos seres sociais necessitamos da comunicação e o domínio dessa inteligência mostra-se muito vantajoso. 

Mas do que se trata a inteligência linguística?

A inteligência linguística refere-se às habilidades relacionadas à linguagem que envolvem a comunicação oral, a comunicação verbal, bem como os diferentes domínios da língua de caráter morfológico, sintático e semântico. 

A pessoa cuja inteligência predominante é a linguística possui habilidades para compreensão das funções da linguagem, facilidade para aprender idiomas, facilidade na transmissão de ideias e ainda, em fazer com que os outros entendam o que ela tem a dizer, utilizando  a linguagem em prol de seus objetivos.

Profissões que exigem o domínio da inteligência linguística

A inteligência linguística está presente em muitas áreas no mercado de trabalho. Alguns exemplos de profissionais que podemos citar são: jornalistas, políticos, escritores, poetas, professores, pedagogos, publicitários, tradutores, advogados, psicólogos, atores e vendedores.

Você tem interesse em atuar em alguma dessas áreas? São opções bem distintas e atraentes, não é mesmo? Note que apesar de serem áreas de atuação diferentes, todos esses exemplos utilizam recursos linguísticos e atuam em prol das relações com o outro.

Habilidades da inteligência linguística verbal

As pessoas que apresentam a inteligência linguística têm algumas características em comum. Vamos conferir algumas dessas habilidades. 

  • Facilidade na aprendizagem oral e escrita

São pessoas que possuem facilidade de aprender e processar informações que estejam na forma oral e escrita, exemplos podem ser a explicação do professor, leitura de artigos ou podcasts .

  • Facilidade em aprender novos idiomas

Uma das vantagens de dominar essa inteligência é ter interesse e facilidade em aprender novos vocabulários, sintaxes e consequentemente a cultura dos idiomas que aprende.

  • Vocabulário amplo

As pessoas com a inteligência linguística possuem uma amplo vocabulário, visto seu interesse pela linguagem. Além de conhecerem um amplo repertório de palavras, demonstram interesse pela etimologia delas buscando a compreensão dos significados. 

  • Apreço pela leitura

A inteligência linguística verbal também impulsiona o gosto pela leitura.

  • Apreço pela escrita

A inteligência linguística favorece o gosto pela escrita, por questões gramaticais, consequentemente pela percepção e correção de erros ortográficos.

  • Facilidade com jogos de palavras.

Por possuírem um vasto vocabulário, as pessoas que desenvolvem a inteligência linguística verbal apresentam facilidade com jogos de palavras, como palavras cruzadas, caça palavras, cruzadinhas e também rimas.

Que habilidades incríveis, não é mesmo? Você possui alguma delas? Caso não se identifique mas deseje desenvolver a inteligência linguística, fique de olho nas dicas que elencamos e que podem te ajudar a estimular essa inteligência.

Dicas de como desenvolver a inteligências linguística

Assim como todas as outras inteligências, a inteligência linguística pode ser desenvolvida por qualquer pessoa, basta utilizar os estímulos certos. Confira as dicas para estimular a inteligência linguística:

  • Ler 

Sempre que você puder, realize a leitura de um livro, revista, gibi ou artigo. Seja o que for. O importante é ler. Comece com títulos que sejam do seu interesse.

Se você não possui o hábito da leitura, pode começar a desenvolvê-lo gradativamente na sua rotina. Comece lendo uma ou duas páginas por dia nos intervalos em que você dispor de um pouco de tempo. Dessa forma, o gosto pela leitura irá surgindo aos poucos, sendo que um livro instiga a curiosidade por ler outro.

Caso você não saiba por onde começar, nós da Uniandrade, oferecemos algumas sugestões de leitura para você, confira:

Dicas de livros que vão te levar para além dessa realidade! | Uniandrade

5 dicas de livros para começar o ano bem! | Uniandrade

5 livros para estimular sua criatividade | Uniandrade

  • Escrever sempre que puder

Da mesma forma que ler estimula  a inteligência linguística, escrever tem o mesmo efeito. Você pode realizar pequenos resumos das leituras que você realizar para  desenvolver o hábito da escrita.

Também pode escrever um diário caso sinta-se à vontade, pois o diário permite que você escreva livremente, deixando fluir suas experiências, conquistas, sentimentos e emoções e isso torna a escrita leve.

  • Aprender palavras novas

Aprender palavras novas enriquece muito o seu vocabulário. Você pode anotar as palavras que encontrar durante suas leituras, procurar o significado e passar a usá-las nas suas falas.

  • Aprender um novo idioma

A aquisição de um novo idioma é muito importante, pois além de estimular a inteligência linguística, ainda amplia o seu currículo, abrindo novas oportunidades de atuação.

Claro que o ideal seria estudar em uma escola de idiomas, realizando um curso com certificado e tudo. No entanto, sabemos que se essa não for a sua prioridade, fica difícil empregar tempo e dinheiro. 

Mas existem outras formas de aprender outra língua que podem ser por meio de filmes, músicas ou documentários. Sem contar que atualmente existem vários aplicativos para aprender idiomas disponíveis gratuitamente no play store. Nossa sugestão é o Duolingo, cuja plataforma é de fácil acesso, o ensino é dinâmico e promove de fato a aprendizagem.

  • Participe de debates

Sempre que você tiver a oportunidade de debater sobre algum assunto, não hesite! Pois não há nada mais importante para estimular a inteligência linguística do que conversar, trocar ideias, expor sua opinião e ouvir outros pontos de vista também. 

Você pode conversar sobre temas variados com pessoas de todos os setores sociais, pois isso enriquece o seu repertório em vários assuntos e ainda o ajuda a adaptar sua fala para cada contexto. 

  • Jogos com palavras

Jogos são muito estimulantes para a inteligência humana. Logo, se você praticar jogos do tipo caça palavras, palavras cruzadas e cruzadinhas estará estimulando sua inteligência linguística.

E aí, curtiu saber mais sobre a inteligência linguística?

Se você gostou desse tema, navegue pelo nosso Blog | Uniandrade para conferir mais conteúdos interessantes como esse!

Não deixe de seguir nossas páginas nas redes sociais!

 

 

 

 

 

 

 

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress