Pedagogia na Uniandrade é sinônimo de inovação na Educação
O curso de Pedagogia do Centro Universitário Campos de Andrade – Uniandrade prepara os universitários para explorar horizontes que vão muito além da sala de aula.
Quando se fala em Pedagogia a primeira imagem que vem à nossa mente é a professora, em sala de aula, com as crianças à sua volta. Esta é uma das mais nobres profissões que figuram como pilar da sociedade, pois é através da educação que existe a esperança de mudar o futuro.
Entretanto, na Uniandrade o aprendizado vai além, pois a equipe docente sabe que dentro da figura da pedagoga e do pedagogo existe o desejo de mudar o mundo. É esse o motivo principal que motiva alguém a escolher a educação.
Com isso, na grade curricular de Pedagogia da Uniandrade está o incentivo à pesquisa e desenvolvimento das habilidades acadêmicas que projetam o estudante para um patamar elevado.
Uniandrade e a formação de professores
Uma das habilidades desenvolvidas nos educadores que escolhem a Uniandrade é o compromisso com a pesquisa acadêmica. Ao longo dos 4 anos de formação, no curso de Pedagogia, os estudantes são estimulados e desafiados a explorar todo o seu potencial.
Semestralmente são realizados projetos integradores e avaliações integradoras, cujo objetivo é lapidar o acadêmico para se descobrir em uma das áreas de atuação possível dentro do curso escolhido. Tudo isso com suporte da equipe docente.
Essa ênfase é refletida lá no final do curso, durante as produções de TCC, quando cada aluno escolhe o tema que mais se identifica e realiza o maior desafio da graduação, que é essa produção própria de uma pesquisa relevante.
O período de produção do TCC dura, geralmente, dois semestres, nos quais o trabalho é fragmentado em etapas e acompanhado de perto pelo orientador.
Estudar na Uniandrade é sinônimo de gratidão
Nós conversamos com dois egressos do curso de Pedagogia que compartilham uma conquista em comum: a publicação de seus artigos de TCC em um livro.
A primeira entrevistada é a pedagoga Cintia Dysarz, formada no curso de Pedagogia da Uniandrade em abril de 2021. Atualmente a pedagoga atua como professora em uma escola privada de educação infantil e ensino fundamental, em Rio Branco do Sul – PR.
O segundo entrevistado é Rafael Cordeiro, formado no curso de Pedagogia da Uniandrade em fevereiro de 2022. Atualmente o pedagogo atua como professor concursado em uma escola de ensino fundamental, em Colombo – PR.
Ambos concordam quanto a contribuição da Uniandrade para a consolidação profissional de suas carreiras.
“A Uniandrade me apresentou um universo de aprendizado. Conheci pessoas incríveis, que proporcionaram experiência para a vida. Hoje, a profissional que me tornei é capaz de enfrentar muitas adversidades, pois a instituição me preparou também pessoalmente para o mercado de trabalho.” Afirma a pedagoga Cintia.
O pedagogo Rafael nos conta sobre a trajetória com a Uniandrade: “Entrei em 2018. fui bolsista pelos programas FIES e PROUNI, o que me possibilitou fazer o curso que eu sempre quis. Desde criança meu sonho era ser professor, então, fiz pedagogia.”
“Escolhi a Uniandrade por ser conceituada, por ser referência no ensino e ter na sua grade mestres e doutores, foi isso que me fez escolher a Uniandrade pra estudar e hoje eu sou muito grato pela formação que eu tive, porque se parar pra pensar, eu me formei em 9 de fevereiro de 2022, então o quanto de conhecimento esses professores e professoras me passaram. Em menos de 1 ano, eu passei num concurso, concursado numa prefeitura,” completa Rafael, afirmando ter feito a escolha certa ao se matricular na Uniandrade.
Pedagogos Uniandrade são autores de importantes artigos científicos
Os ex-alunos da Uniandrade Cintia Dysarz e Rafael Cordeiro tiveram seus artigos de TCC publicados no livro “Práticas Educativas no cenário da educação, psicologia e saúde”. Uma conquista significativa que enche de orgulho os pedagogos, cuja jornada acadêmica foi marcada pelos desafios da pandemia.
Cintia compartilha conosco que precisou realizar a defesa e a colação de grau de forma online, por conta do isolamento social. Entretanto, esse contexto social não impediu que ela produzisse uma pesquisa digna de ser publicada em livro.
“A sensação é de dever cumprido. Ter plena certeza que todo o empenho e dedicação, tiveram resultados, e como ativista na educação, cumpri meu papel efetivamente”, diz a pedagoga sobre ter seu TCC eternizado numa obra.
bannerpublicidade1
Já o Rafael fez da pedra no caminho o seu degrau rumo a novos horizontes, pois usou o próprio contexto pandêmico para desenvolver sua pesquisa de TCC. Ele compartilha conosco como foi o processo:
“Não é fácil, tem semestre que você fala: ‘Eu vou desistir, porque eu não vou conseguir’. E aí você vence… Mas lá no final vale a pena. Vale a pena cada momento, cada esforço, cada madrugada realizando um TCC.
O pedagogo afirma que é muito grato pela qualidade da sua formação na Uniandrade: “É muita gratidão, eu tenho muita gratidão pela faculdade me proporcionar profissionais que atuam na área. São profissionais que me ajudaram e me ajudam, são profissionais em que eu me espelhei para ser quem eu sou hoje. Se hoje eu sou um bom profissional é porque eu tive grandes professores e eu gostaria de ressaltar a gratidão que eu tenho pela minha orientadora Professora Loureni Reis, quando ofereci o tema ‘Tecnologias Educacionais’, ela prontamente aceitou o desafio de me orientar, me deu todas as coordenadas, puxões de orelha quando necessário, mas também me elogiou muito. Então, assim, não foi à toa que, cara, meu TCC foi 10, eu tirei 10. Ver meu TCC publicado num livro é a realização de um sonho.”
Dicas de ouro para quem escolhe Pedagogia na Uniandrade
Para fechar com chave de ouro, os pedagogos deixam dicas e palavras de incentivo para aqueles que, assim como eles, possuem o sonho de fazer a diferença na educação.
“Disciplina e dedicação, são as ferramentas fundamentais para o sucesso. O professor tem por obrigação fazer uso da leitura, na vida acadêmica isso não pode ser diferente, as leituras precisam ser diárias. Busque realizar todas as atividades propostas em sala, pelos professores. Estude um pouquinho, todos os dias. Não deixe acumular as leituras sugeridas, e vá sempre além das propostas dos professores.” Diz a egressa Cíntia Dysarz.
“O que eu falo pros calouros de Pedagogia é: ‘Não desistam!’ Corram atrás do sonho de vocês, o caminho não é fácil, ele é árduo, porque quem escolhe a educação, escolhe por amor, né, porque você é o espelho dos seus estudantes, eles se espelham muito em nós como professor, eles nos vêem como inspiração.” Diz Rafael.
O pedagogo ainda completa: “Uma frase que minha orientadora disse pra mim quando eu achava que eu não ia conseguir foi: ‘Aprender dói, o processo de aprender dói, mas o resultado é gratificante.’ Então é isso mesmo, porque olha onde eu cheguei: em menos de dois anos de formado, sou concursado, tenho um tcc publicado. Então, corram atrás do sonho de vocês porque no final vai valer a pena, porque cada sacrifício, cada sono perdido vai valer a pena.”
Serviço:
Para adquirir o livro Práticas Educativas no cenário da educação, psicologia e saúde, acesse o site da Editora ZH4: ISBN: 978-65-84783-19-5 |
Leia mais em: