Tudo o que você precisa saber sobre a CAPES

Já ouviu falar sobre a CAPES? Quer entender melhor o que é e como funciona?

Leia mais sobre o Mestrado em Teoria Literária da Uniandrade

Aluno do Mestrado em Teoria Literária publica artigo na Revista Folio | Uniandrade

Professora do Mestrado em Teoria Literária publica artigo no exterior | Uniandrade

XI Seminário de Pesquisa | III Seminário de Dissertações em Andamento | Semana de Iniciação Científica de Letras | Uniandrade

Introdução | MESTRADO – UNIANDRADE

Já que você deseja imergir no mundo literário em nível superior é bom conhecer a instituição que regulamenta e incentiva os programas de doutorado e mestrado. Hoje vamos falar sobre a CAPES. 

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Essa é a nomenclatura que origina a abreviação CAPES. É uma fundação que faz parte do Ministério da Educação – MEC, cuja responsabilidade é incentivar, regrar e dispor sobre os cursos de pós-graduação stricto sensu que são o mestrado e o doutorado. Mas além disso, a CAPES também atua na formação de educadores da educação básica no Brasil.

O desenvolvimento dos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil necessita de suporte que é concedido pela CAPES.

Conceito CAPES

Criada em 1976, a avaliação consiste em um acompanhamento de todos os programas de pós-graduação stricto sensu, que  atualmente, é realizado a cada 4 anos, resultando no conceito CAPES. 

Para o mestrado, a nota máxima é 5 e para o doutorado, 7 é o conceito máximo.

  • Conceitos 1 e 2:

As autorizações de funcionamento são canceladas, assim como o reconhecimento dos cursos de mestrado e/ou doutorado oferecidos pelo programa avaliado.

  • Conceito 3:

Satisfatório, atende ao padrão mínimo de qualidade.

  • Conceito 4:

Responde por um bom desempenho.

  • Conceito 5:

Nota máxima para programas que oferecem apenas o mestrado.

  • Conceitos 6 e 7:

Notas que apontam alto padrão internacional de desempenho, para programas de doutorado.

O Conselho Nacional de Educação, pertencente ao MEC, atesta a nota conferida pela CAPES, bem como os novos cursos.

Entre as atividades que a Capes realiza as que se destacam são:

  • Avaliação da pós-graduação stricto sensu

Essa avaliação ocorre a cada 4 anos; objetiva indicar o padrão acadêmico dos programas de mestrado e doutorado do país.  Os resultados conferem base para a formulação de políticas públicas na área de pós-graduação e para a concessão de bolsas de estudo.

  • Divulgação da produção científica

A CAPES possui um portal, no qual compartilha periódicos com a produção realizada pelos pesquisadores cadastrados em seus programas, dessa forma as pesquisas circulam por todo o país e um pesquisador tem acesso à produção de vários outros pesquisadores.

  • Investimentos na formação de pessoas com alto nível acadêmico

A CAPES possui programas por meio dos quais concede bolsas de estudo para incentivar a formação de pessoas com alto nível acadêmico para que alcancem o título de mestres e doutores em diversas áreas. 

  • Promoção da cooperação científica internacional

A CAPES mantém projetos de pesquisa com instituições de ensino estrangeiras. São programas de pós-graduação no exterior. A missão da fundação é financiar pesquisas, bolsas de trabalho e atividades relacionadas a esses programas.

  • Formação inicial e continuada de professores para a educação básica

A CAPES organiza a oferta de cursos de licenciatura nas modalidades presencial e a distância, incentiva projetos e estudos na área da educação básica para iniciantes, mas também para aqueles que já atuam nesse meio.

A importância da CAPES 

Por isso, quando você pesquisa sobre pós-graduação ouve falar da CAPES, pois é onorgão que vai avaliar, aprovar e conferir nota aos programas de mestrado e doutorado.

Qual a nota do Mestrado em Teoria Literária da Uniandrade segundo a CAPES?

O Mestrado em Teoria Literária da Uniandrade foi recomendado pela CAPES em 2006 e no segundo semestre do ano foi inaugurado pela sua primeira turma. O Doutorado em Teoria Literária foi homologado em outubro de 2019 e abriu seu primeiro processo seletivo para o primeiro semestre de 2020.

Segundo a última avaliação da CAPES, o Mestrado em Teoria Literária da Uniandrade recebeu nota 4, sendo observado nessa avaliação a proposta do programa, o corpo docente, o corpo discente, as teses e dissertações, a produção intelectual e a inserção social.

Objetivo do Mestrado em Teoria Literária da Uniandrade

Os objetivos do Programa do Mestrado em Teoria Literária são a formação de docentes para atuarem no ensino superior e de pesquisadores qualificados na área de Letras. Tem como ênfase a elaboração de pesquisas e a produção de conhecimentos relacionados à teoria e aos estudos literários, observando a articulação entre linhas de pesquisa e projetos de pesquisa.

O programa compreende o nível de formação que leva ao título de Mestre e/ou Doutor.

O público do Mestrado em Teoria Literária são os graduados em Letras, mas também abrange profissionais formados em áreas afins, como Jornalismo, Psicologia e História, pois as obras literárias contêm muitas informações dignas de pesquisa como dados históricos, costumes e tradições de determinadas sociedades, por exemplo.

Revistas Acadêmicas do Mestrado em Teoria Literária da Uniandrade

O programa do Mestrado publica duas revistas acadêmicas: 

Scripta Uniandrade, a revista não recebe apenas os trabalhos dos acadêmicos da Uniandrade, mas também de pesquisadores de outras instituições possibilitando a apreciação e possível publicação;

Scripta Alumni, cujas publicações contam com trabalhos dos acadêmicos da Uniandrade e de outras instituições também. 

Mestrado em Teoria Literária da Uniandrade proporciona oportunidades incríveis para seus discentes

Desde a conclusão da primeira turma do Mestrado em Teoria Literária, em 2008, mais de 100 dissertações foram concluídas e defendidas e os mestres participaram de mais de 200 eventos, publicando mais de 200 artigos em revistas especializadas e anais.

As linhas de pesquisa do Mestrado em Teoria Literária são: Poéticas do Contemporâneo, Políticas da Subjetividade, Literatura e Intermidialidade e Escrita Criativa.

Seja um egresso do Mestrado em Teoria Literária!

Ficou impressionado com a nota pelo CAPES do Programa de Mestrado e Doutorado em Teoria Literária? Então junte-se à Uniandrade em busca de novas abordagens e perspectivas para as obras que são apreciadas por acadêmicos do Brasil e do mundo.

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress