Você ama o universo literário?

Conheça as linhas de pesquisa que compõem o Programa de Mestrado e Doutorado em Teoria Literária da Uniandrade!

Você é formado em Letras ou áreas afins e pretende conquistar um mestrado ou até mesmo um doutorado em Teoria Literária?

Você ama tanto o universo literário que quer fazer dos livros seu objeto de trabalho?

Então, seja um dos mestrandos e doutorandos da Uniandrade!

A Uniandrade oferece o Programa de Mestrado e Doutorado em Teoria Literária, conceituado e recomendado pela Capes.

Leia mais em:

https://mestrado-e-doutorado.uniandrade.br/introducao/

Aluno do Mestrado em Teoria Literária publica artigo na Revista Folio | Uniandrade

Professora do Mestrado em Teoria Literária publica artigo no exterior | Uniandrade

O primeiro passo ao iniciar um mestrado ou doutorado é saber se o curso oferecido pela instituição têm reconhecimento pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Estudar em uma instituição reconhecida, confere destaque ao seu diploma. 

Corpo Docente Qualificado

Também é preciso analisar o corpo docente, se os profissionais são qualificados e se oferecem o suporte necessário para a sua formação.

Se você tem interesse em conhecer o corpo docente do Programa em Teoria Literária da Uniandrade, acesse no link: Corpo Docente | MESTRADO – UNIANDRADE

Qual a nota do Mestrado em Teoria Literária da Uniandrade segundo a CAPES?

O Mestrado em Teoria Literária da Uniandrade foi recomendado pela CAPES em 2006 e no segundo semestre deste ano inaugurou sua primeira turma. O Doutorado em Teoria Literária foi homologado em outubro de 2019 e abriu seu primeiro processo seletivo no primeiro semestre de 2020.

Segundo a última avaliação da CAPES, o Mestrado em Teoria Literária da Uniandrade recebeu nota 4, sendo observado nessa avaliação a proposta do programa, o corpo docente, o corpo discente, as teses e dissertações, a produção intelectual e a inserção social.

Quais são as linhas de Pesquisa do Programa de Mestrado e Doutorado em Teoria Literária da Uniandrade?

Atualmente, 4 linhas de pesquisa compõem o programa de Mestrado e Doutorado em Teoria Literária da Uniandrade.

São elas: Poéticas do Contemporâneo, Políticas da Subjetividade, Literatura e Intermidialidade e Escrita Criativa.

  • Políticas da Subjetividade

Esta linha de pesquisa estuda sobre cultura, história e crítica literária, sempre investigando sobre os processos de construção da subjetividade nos contextos literário, histórico, político e cultural. 

Estuda sobre os processos que originam o texto literário, bem como os personagens, considerando os aspectos:  político, ontológico, ético e epistemológico.

Os estudos nessa linha de pesquisa objetivam a produção de saberes capazes de ampliar a compreensão sobre o processo de construção das subjetividades, seja na individualidade ou na coletividade.

Nesta linha de pesquisa estuda-se a subjetividade romântica, entendida como um conjunto de valores que identificam o sujeito e sua relação com o campo artístico, histórico e cultural, levando em consideração a metodologia do pensamento romântico que acentua a subjetividade e multiplica olhares sobre o indivíduo.

Estuda-se as diferenças de credo, de raça, de forma e de lugar abrangendo também a questão de gênero presentes nos textos literários.

  • Poéticas do Contemporâneo

Nesta linha de pesquisa os estudos buscam evidenciar as tensões entre os dois extremos de análises literárias: posturas mais pragmáticas e as posturas mais inclusivas.

Estuda-se as poéticas literárias em suas expressões contemporâneas e a desconstrução dos discursos de caráter totalizante.

Com ênfase na passagem da modernidade à pós-modernidade, o estudo desses dois termos também gera discussão, uma vez que seu conceito quando foi criado, difere do conceito em que é empregado hoje em dia. 

Dessa forma, optou-se pelo uso do termo “contemporâneo” para abranger a multiplicidade de linguagens, pluralidade de abordagens teóricas e tendências críticas da época atual.

Uma tendência marcante nos textos de hoje, é a presença de elementos que constavam já em textos literários da modernidade, tais como elementos culturais, formas e convenções literárias. A relação entre estes elementos impulsiona a análise de intertextualidade e as manifestações literárias que se fizeram necessárias para expressar a realidade e valores de nossos dias.

  • Literatura e Intermidialidade

Esta linha de pesquisa estuda os conceitos de intermidialidade sob uma perspectiva que vai além da simples comparação. Os estudos aqui, transitam entre a materialidade do texto literário e a semiologia do texto, da imagem e do som. 

Os principais objetivos dessa linha de pesquisa, são a análise crítica das obras, constituídas de textos em diferentes mídias, produções baseadas na combinação de várias mídias, transposições intermidiáticas e referências intermidiáticas, musicalização da literatura, representações verbais de textos compostos em signos não verbais, entre outros.

Visando estudar as relações entre a literatura e outras artes e mídias, o enfoque dessa linha de pesquisa é transdisciplinar.

As pesquisas da intermidialidade estudam os produtos culturais marcados pela ausência de limites entre uma mídia e outra e as relações que estabelecem entre si.

  • Escrita Criativa

Esta linha foi implantada com o objetivo de tratar da prática da escrita e seus processos criativos, considerando-se que os estudos literários não se resumem ao estudo do texto, nem à análise das condições em que o texto foi produzido.

Com a pretensão de lançar um olhar sobre os bastidores do processo criativo, essa linha de pesquisa também defende que a escrita não depende apenas de inspiração, mas também de um trabalho consciente de organização de ideias e palavras, com base em técnicas e teorias.

Nessa linha de pesquisa, a prática é indispensável, sendo produzidos diversos textos narrativos, poéticos e dramáticos, entre outros.

Também são considerados os fenômenos mais recentes da escrita, como as plataformas digitais e sua inserção no mundo da literatura. O processo criativo receberá, aqui, toda a atenção analítica e prática.

Realize seu sonho ingressando no Programa de Mestrado e Doutorado em Teoria Literária da Uniandrade!

Se você gostou das linhas de pesquisa contempladas pelo programa, essa é a sua oportunidade de desenvolver uma pesquisa significativa no meio literário.

Venha fazer parte dos futuros mestrandos e doutorandos da nossa instituição!

Saiba mais detalhes sobre o programa acessando o link: Mestrado e Doutorado – UNIANDRADE

Navegue pelo Blog | Uniandrade para conhecer mais sobre a instituição!

 

Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress