Você sabe o que é liderança? Confira 5 habilidades de um bom líder!

O que é ser um bom líder? Pessoas com espírito de liderança se destacam no meio profissional, no meio acadêmico e demais ambientes que frequentam.

A Uniandrade preparou um conteúdo, especialmente para você, sobre o que é liderança e ainda selecionou 5 dicas de habilidades essenciais para um bom líder!

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Você sabe o que é liderança?

O conceito de liderança muitas vezes é confundido com o conceito de autoridade ou de chefe. Ser um líder não significa ser um chefe. O conceito de liderança é bem mais amplo e abrangente. 

Liderança é o ato de motivar pessoas na busca de um objetivo em comum. Só isso? Calma, a frase tem mais profundidade do que parece. Ser líder é saber como motivar essas pessoas, além disso, saber como fazer com que elas realizem o que você deseja ou aquilo que precisa ser feito.

Ser líder é ser inspiração!

Liderar vai além de designar ordens ou distribuir tarefas. Muitas vezes, algumas pessoas em cargos hierárquicos mais altos podem sentir-se superiores aos colegas e passar a agir com rispidez. Isto não é um comportamento de líder, pois não comunicar-se com as pessoas cujos cargos são inferiores ao seu e tornar-se inacessível para sua equipe e demais setores é muito prejudicial para cumprir metas profissionais ou pessoais.

Como assim? Líder não é o que manda? Na verdade não. Líder é aquele que inspira. O líder é a pessoa do grupo que alia personalidade e habilidades de forma com que os outros integrantes do grupo desejam segui-lo, ou fazer o que ele propõe.

Cada líder desenvolve um estilo próprio de liderança, mas para ser um bom líder há algumas aptidões em comum que precisam ser cultivadas.

Liderança só pode ser exercida no meio profissional?

Claro que não! A liderança é muito mais que um cargo em uma empresa. A liderança é abrangente e compreende vários comportamentos ou um conjunto de atitudes que o líder possui ou adota. 

Logo, a liderança pode ser exercida  em qualquer ambiente e por qualquer pessoa. Um líder sempre acaba se destacando entre os colegas e tomando a frente das situações. Ele pode estar na escola, na igreja, em casa ou na faculdade. Ou seja, a liderança vai muito além dos limites do âmbito profissional.

No entanto, como saber se você possui perfil de líder? Ou se você não possui, como fazer para desenvolver um comportamento de líder?

Nós elencamos aqui 5 habilidades inerentes a um bom líder. Confira e se você não possuí-las, basta começar a praticar para que se torne um líder também!

  • Seja um bom ouvinte!

Um bom líder precisa saber ouvir! As pessoas gostam e precisam ser ouvidas. Pessoas que querem ser líderes, muitas vezes gostam de falar, mas não gostam de ouvir. Segundo James H. Hunter, em seu livro O Monge e o Executivo, a maioria das pessoas só ouve, sabendo que pode falar depois. 

O que quer dizer isso? Quer dizer que às vezes você escuta, mas não presta atenção no que o outro disse.

Quando as pessoas sabem que podem falar com você, elas se sentem motivadas; podem até ter ideias ou sugestões, mas como vão compartilhar tais ideias se o líder não ouve? 

Seja no meio profissional, no trabalho em equipe ou em casa, quando o líder ouve o que os demais integrantes do grupo pensam, as chances do objetivo ser alcançado com facilidade são muito maiores.

Quando o líder ouve o que os integrantes do grupo pensam, transmite  a mensagem de que todos são importantes, logo os impulsiona a desenvolver sua função de forma animada, já que sentem que fazem a diferença, como de fato fazem mesmo. Pois numa engrenagem todas as peças são fundamentais e indispensáveis.

  • Conheça a equipe

Conhecer a equipe é fundamental para uma boa liderança. Quando o líder conhece cada um individualmente, sabe explorar o que cada um tem de melhor, o que contribui significativamente para o desempenho da tarefa a ser executada.

Se  for no meio profissional, você já alia o fato de saber ouvir e tira uns cinco minutinhos para perguntar sobre a pessoa que integra a sua equipe. Sabia que existem pessoas que trabalham durante anos no mesmo ambiente e não sabem nada uma sobre a outra?

Se for na faculdade, você pode até pensar que não precisa conhecer ninguém, uma vez que não lidera de fato. Na verdade, uma pessoa com espírito de liderança vai procurar conhecer um pouquinho de cada um da turma. Pode desenvolver a confiança entre si e os colegas. Dessa forma, quando for preciso realizar um seminário, por exemplo, todos irão desejar fazer parte da sua equipe e poderão seguir todas as sugestões que você propuser, pois confiam e gostam de você.

Muitas pessoas já possuem a liderança inata em si. Mas nada impede que ela seja desenvolvida, não é mesmo?

  • Seja exemplar!

Como você já sabe, os líderes inspiram. Então, o líder precisa ser exemplo para os demais. Ele deve ser o espelho que reflete o comportamento dos demais membros da equipe.

A coerência precisa andar lado a lado com o líder. Não adianta nada você elaborar um discurso inspirador, lindíssimo sobre pontualidade, falar dos benefícios de ser pontual e cumprir prazos, por exemplo,  e chegar atrasado todos os dias. Isto só vai servir para os outros te olharem e pensarem enquanto você discursa: “enfim, a hipocrisia.” Certeza de que você não deseja isso!

Então a dica é: faça! Pois mais inspirador que palavras, são as ações. Precisa usar uniforme? Esteja sempre uniformizado, bem asseado. Precisa ser pontual? Seja sempre o primeiro a chegar! A empresa possui uma campanha de reciclagem? Seja o primeiro a economizar papel. O trabalho da faculdade? Seja o primeiro a realizar a sua parte! E assim por diante. 

  • Delegue responsabilidades!

O líder sabe do potencial dos membros da sua equipe, sendo assim ele não hesita em delegar responsabilidades para cada um. Desta forma, ninguém fica sobrecarregado e todos contribuem.

Ao atribuir responsabilidades para cada membro, o líder também deposita o voto de confiança em cada um, o que funciona como estímulo para produzir mais e demonstrar como o líder sabe do que cada um é capaz. Ou seja, a equipe vai ficar motivada e o trabalho irá fluir melhor!

  • Elogie em público, corrija em particular!

Quem nunca ouviu esse ditado, não é mesmo? E de fato, ele deve ser seguido, principalmente pelo líder.

Corrigir, chamar atenção ou repreender em público, pode causar constrangimentos no membro da equipe e desencadear sentimentos negativos de que ele não é capaz ou de que é inferior aos demais. Por isso, a correção deve ser feita em particular e com a escolha de palavras adequadas, para que o indivíduo entenda onde errou e que possui potencial para melhorar.

Já o elogio deve ser realizado em público, pois a pessoa vai ficar feliz por ter desempenhado um bom trabalho, enquanto a equipe fica motivada a melhorar pois também almeja receber elogios do líder.

Viu só como ser um líder é simples apesar de seu conceito ser amplo e abrangente?

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