A importância do orientador para o Mestrado

8 dicas para escolher o orientador da sua dissertação!

O Mestrado é uma especialização stricto sensu e requer que o candidato possua, pelo menos, uma graduação. Segundo o site da Folha de S. Paulo, em 2019 apenas 0,8% das pessoas com idade entre 25 a 64 anos no Brasil possuíam o título de mestre, dado que é bastante inferior se comparado com países de primeiro mundo.

No entanto, a CAPES – Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior objetiva elevar esses números ofertando bolsas  e facilitando o acesso à Pós-Graduação Stricto Sensu.

A UNIANDRADE é uma das instituições de ensino superior que abraça acadêmicos bolsistas da CAPES e os resultados têm sido espetaculares! Atualmente, o Programa de Mestrado e Doutorado em Teoria Literária da UNIANDRADE conta com 14 alunos bolsistas da CAPES que estão desenvolvendo projetos notáveis nas diferentes linhas de pesquisa contempladas pelo programa.

Quero ser Mestre. O que preciso saber?

Se você pretende ingressar no mestrado, um dos pontos que você precisa analisar com atenção é sobre quem será o orientador da sua dissertação.

Ora, o orientador é crucial para o sucesso do seu projeto. É ele quem vai te indicar as melhores leituras, os melhores autores e te impulsionar para o progresso da pesquisa.

Em alguns casos, a coordenação do Programa de Mestrado é quem escolhe os orientadores, mas o ideal é que você mesmo pesquise e escolha seu orientador.

Aqui na UNIANDRADE, por exemplo, funciona assim: o acadêmico escolhe dois docentes cujos trabalhos compactuam com a linha de pesquisa do aluno, como sugestão de orientador.

bannerpublicidade4

8 dicas para ajudar você na escolha do seu orientador do Mestrado

Escolher um orientador de dissertação não é fácil. Por isso, selecionamos 8 dicas para você utilizar durante esse processo. Confira

1- Pesquisar os docentes que compõem o Programa de Mestrado da Instituição.

2 – Verificar quais docentes possuem trabalhos dentro da linha de pesquisa para a qual você submeteu o seu pré-projeto.

3 – Pesquisar na plataforma do CNPq o Currículo Lattes dos docentes que podem vir a ser o seu orientador.

4 – Pesquisar todas as informações que conseguir sobre os possíveis orientadores.

5 – Verificar a disponibilidade dos profissionais, visto que os docentes possuem um número determinado de pessoas que podem orientar.

6 – Após ler os currículos e identificar quais possuem trabalhos alinhados ao seu tema, selecione dois ou mais docentes como sugestão para orientá-lo.

7 – Ler os trabalhos desenvolvidos pelos docentes que você escolheu.

8 – Conversar com o docente, por e-mail ou até mesmo pessoalmente para apresentar o seu pré-projeto, evidenciando os motivos pelos quais você gostaria de que ele fosse o seu orientador.

Siga estas dicas e aguarde a decisão final. O docente também precisa gostar do seu pré-projeto e a coordenação do Programa de Mestrado precisa aprovar a seleção do orientador.

Quando finalmente souber quem será o seu orientador, converse com ele, crie afinidade, seja próximo e estabeleça um vínculo com ele. É imprescindível que a relação entre vocês seja harmoniosa. Imagina um orientador que discorda de tudo que o mestrando diz sem apontar melhorias? Seria muito ruim, não é mesmo?

Mestrado na UNIANDRADE

A UNIANDRADE oferece um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu com o Mestrado  e Doutorado em Teoria Literária que foi recomendado pela CAPES em 2006. É realizado processo seletivo para ingresso no Programa duas vezes ao ano, cujas datas são divulgadas por meio de Edital e do nosso site.

Leia mais em:

Aluno-do-mestrado-em-teoria-literaria-publica-artigo-na-revista-folio/
Docentes-mestrado-encontro-internacional-shakespeare/
Atividades-complementares-para-ingressar-mestrado/

Legal que você leu até aqui! Se você gostou deste conteúdo e quer conferir outros temas interessantes, acesse o Blog Uniandrade e fique por dentro!