Fisioterapia – Saiba mais sobre essa graduação!

Você já pensou em atuar na área da saúde? Que tal conhecer um pouco mais sobre a graduação em Fisioterapia?

O fisioterapeuta atua promovendo o bem estar físico dos pacientes. 

E se você gosta de ajudar as pessoas, a Fisioterapia é o caminho ideal.

Conheça um pouco mais sobre a graduação em Fisioterapia, veja o perfil do fisioterapeuta e confira como é o curso oferecido pela Uniandrade

Leia mais em:

Calouros de Fisioterapia produzem aparelhos de Ventilação Pulmonar | Uniandrade

Conheça a estrutura de laboratórios de Fisioterapia da Uniandrade | Uniandrade

Aula prática de Fisioterapia aborda Paralisia Cerebral como tema da Neurologia | Uniandrade

O que faz um fisioterapeuta?

O profissional de fisioterapia é responsável pela identificação, análise e tratamento de vários distúrbios e doenças relacionados ao movimento do corpo dos seres humanos.

Os pacientes atendidos pelo Fisioterapeuta possuem os mais diversos distúrbios.

Qual o perfil de um fisioterapeuta?

Para ser fisioterapeuta, a pessoa precisa gostar de pessoas, pois é com ela que vai trabalhar, além disso precisa gostar de ajudar as pessoas, porque esse profissional atua no combate aos males que afetam a saúde.

Mais que um profissional da saúde, o fisioterapeuta é um motivador. Muitas vezes o paciente chega até esse profissional completamente desmotivado, sem acreditar na sua recuperação. Cabe ao fisioterapeuta incentivar essa recuperação, motivando o seu paciente.

O fisioterapeuta precisa ser também estudioso, uma vez que sempre surgem novas técnicas na área, além de ser atencioso, paciente e cuidadoso.

Como é a graduação em Fisioterapia?

A graduação em Fisioterapia possui duração de 5 anos e está na categoria bacharelado. A grade curricular do curso é fragmentada em disciplinas teóricas e disciplinas práticas. As disciplinas abordam conteúdos que vão desde anatomia até matérias mais específicas do curso.

É preciso realizar estágio durante a graduação em Fisioterapia?

Sim, é preciso realizar estágio obrigatório durante a graduação em Fisioterapia, geralmente, a partir do 3° ano do curso.

O objetivo do estágio durante o curso é envolver os acadêmicos na realidade do mercado de trabalho da profissão.

Com o intuito de desenvolver competências e habilidades para uma formação ampla, os estágios são supervisionados e orientados por um profissional da área.

A Uniandrade conta com empresas parceiras para realização dos estágios, o que garante qualidade na formação dos nossos acadêmicos.

Quais são as áreas de atuação para um fisioterapeuta?

São muitas áreas de atuação para um fisioterapeuta. Vamos conferir algumas delas?

  • Acupuntura – Nessa área de atuação, o fisioterapeuta irá prevenir e controlar doenças por meio de agulhas, raio laser ou microcorrentes elétricas.
  • Cardiologia e pneumologia – Nessa área, o fisioterapeuta irá tratar do coração e dos pulmões dos pacientes.
  • Dermatofuncional – os pacientes dessa área são de procedimentos pós-operatórios de cirurgias plásticas, de procedimentos relacionados à pele, modelagem corporal, cicatrizes, entre outros. O profissional aqui irá reabilitar pessoas que sofreram queimaduras ou que possuem cortes de cirurgia que incomodam. O profissional, nessa área, também pode fazer uso de tratamentos estéticos.
  • Fisioterapia do trabalho – O fisioterapeuta pode atuar também com pacientes que adquiriram lesões musculares por causa do trabalho. Além de orientar e prevenir lesões.
  • Fisioterapia esportiva – Nessa área de atuação o fisioterapeuta atua recuperando atletas lesionados e também acompanha o cotidiano de times para orientar e melhorar o desempenho dos atletas. 
  • Grupos especiais – Nessa área, o fisioterapeuta atua com pacientes que possuem limitações físicas.
  • Indústria de equipamentos – o profissional de Fisioterapia atua em indústrias, testando e auxiliando no desenvolvimento de novos equipamentos. 
  • Neurologia adulta –  o fisioterapeuta irá trabalhar com pacientes que tiveram prejuízo nos seus movimentos devido a doenças ou distúrbios neurológicos, como derrame cerebral, por exemplo. 
  • Neurologia pediátrica – Parecida com a neurologia adulta, porém nessa área, o fisioterapeuta irá atuar com pacientes ainda crianças. 
  • Ortopedia e traumatologia – o fisioterapeuta irá trabalhar com pacientes que sofreram traumas ou fraturas e também com pacientes que possuem problemas de postura. 
  • Osteopatia – A Osteopatia é uma área que busca reestabelecer várias funções do corpo que consiste na utilização de técnicas de mobilização e manipulação articular, bem como de tecidos moles.
  • Quiropraxia – Nessa área, o profissional trata e previne doenças do sistema neuro-músculo-esquelético. 
  • Terapia intensiva – Nessa área, o profissional irá atuar diretamente com pacientes que estão internados em UTI’s.
  • Urogineco – Nessa área, o fisioterapeuta irá atuar com pacientes que possuem problemas urogenitais.

Viu só, como são várias áreas de atuação para um profissional de fisioterapia?

Como é o curso de Fisioterapia da Uniandrade?

O curso de Fisioterapia da Uniandrade é disponibilizado tanto na modalidade presencial quanto na modalidade semipresencial, com duração de 5 anos e confere ao formando o título de  bacharel. O curso pode ser realizado tanto no período noturno quanto no período diurno e possui conceito 4, nível de excelência, segundo o MEC.

Qual  a melhor modalidade para cursar Fisioterapia? Presencial ou semipresencial?

Tudo vai depender da sua disponibilidade para estar presencialmente na instituição.

A graduação presencial é ideal para cursar Fisioterapia, pois possibilita ao formando uma imersão completa no curso, uma vez que a modalidade presencial proporciona um contato maior com professores e também com os colegas de classe. 

Já a graduação semipresencial é ideal para quem possui uma rotina muito agitada e mesmo assim não abre mão da experiência presencial. Nessa modalidade, as aulas  teóricas acontecem no formato EaD, enquanto as aulas práticas acontecem no formato presencial, geralmente uma vez por semana.

Você sabia que…

… durante a pandemia, as aulas presenciais estão acontecendo no formato remoto? 

O ensino remoto é uma adaptação das aulas presenciais, para dentro de casa. As aulas acontecem no mesmo horário em que aconteceriam as aulas presenciais, com interatividade e participação. 

Legal, não é mesmo?

Agora que você sabe mais sobre a graduação de Fisioterapia e se ele é o curso ideal para você fazer, o que está esperando para tornar o seu sonho realidade? Inscreva-se agora mesmo no vestibular | Uniandrade e faça parte dos nossos acadêmicos de Fisioterapia!

Aproveite para navegar pelo nosso Blog | Uniandrade para conhecer mais sobre a instituição e sobre os demais cursos que oferecemos!

Siga nossas páginas nas redes sociais!






Siga nossas redes sociais:
plugins premium WordPress