Licenciatura: formando profissionais da educação

Gosta da área de Educação, mas não sabe exatamente qual caminho seguir?

Vem com a gente para conferir umas informações legais sobre essa área.

Leia também:

O que é licenciatura?

Licenciatura é uma habilitação do ensino superior que prepara profissionais para atuarem na área da educação em diferentes níveis da educação básica, tanto no setor público quanto no setor privado: educação infantil, ensino fundamental I e II, ensino médio, ensino profissionalizante.

Contudo, o profissional que cursa licenciatura não fica limitado a uma sala de aula. As áreas de atuação são diversas, principalmente se você cursar uma pós que vai ampliar significativamente as suas opções.

Qual o perfil de um educador?

O profissional da educação enfrenta muitos desafios no dia a dia de sua atuação, por isso sua escolha pelas licenciaturas deve ser planejada e ponderada antes da matrícula.

Um futuro professor deve gostar de pessoas, já que terá contato constante com crianças e adolescentes, que vivem nos mais diversos contextos. Sem contar que terá convivência com os outros docentes, com os pais dos alunos e toda a equipe pedagógica. Não tem como não gostar de relações interpessoais, concorda?

Um professor precisa ter competência para trabalhar com toda a heterogeneidade de alunos que irá encontrar em sala. Exatamente por isso que durante a graduação você irá aprender diferentes metodologias modernas e inovadoras, bem como desenvolverá habilidades em didática para que consiga atuar de maneira assertiva.

Um educador sabe que não é o detentor de todo conhecimento, ele precisa mediar a aprendizagem colocando o aluno como centro desse processo. Por isso, um futuro professor deve gostar de trocar ideias e estar aberto a mudanças todos os dias.

Atualmente, um docente também deve estar ligado às novidades tecnológicas, pois sabe que os alunos estão cada vez mais conectados e que a tecnologia pode ser utilizada como ferramenta de aprendizagem durante as aulas.

Você se identifica? Que maravilha! Agora é só escolher em qual área da educação deseja atuar!

bannerpublicidade2

A Uniandrade valoriza os profissionais da educação, por isso oferece cursos de excelente qualidade!

A Uniandrade oferece cursos de graduação e pós-graduação na área da educação, visando sempre a qualidade no ensino, formando profissionais capacitados para fazerem a diferença no ambiente educacional.

Os cursos de licenciatura ofertados pela Uniandrade são: Pedagogia, Letras – Português/Literatura, História, Geografia e Matemática

Além dos cursos de graduação, também têm as opções de especialização com os cursos de pós-graduação:

Caso você deseje prosseguir com a carreira acadêmica, tem a opção de ingressar no Programa de Mestrado e Doutorado em Teoria Literária aqui da Uniandrade. Dessa forma, você iria adquirir competências para lecionar em instituições de ensino superior e expandir sua atuação para além da educação básica.

Vamos dar uma olhadinha rápida em algumas licenciaturas?

Pedagogia

O profissional de Pedagogia pode atuar em diversas áreas além da sala de aula de educação infantil.

Atualmente o pedagogo está presente em hospitais, empresas, realizando consultorias, implantação de metodologias inovadoras e muito mais.

O Pedagogo é, também, um dos principais agentes da gestão escolar, atuando em instituições de todos os níveis de ensino.

História

O historiador é dono de um senso crítico e reflexivo sobre tudo que aconteceu e acontece na sociedade.

Além de atuar como professor, está presente em outros ambientes culturais uma vez que sua formação o capacita para exercer atividades educativas em museus, centros culturais e projetos turísticos.

O curso de licenciatura em História  da Uniandrade conta com profissionais experts na área, que potencializam a formação e desenvolvimento dos acadêmicos.

Letras

O profissional da licenciatura em Letras é capacitado para atuar lecionando gramática e literatura.

Também pode atuar como tradutor, revisor de textos ou redator, nos mais diferentes segmentos.

A Uniandrade incentiva o acadêmico de Letras com programas de iniciação científica na área de literatura, e oferece o Programa de Mestrado  e Doutorado em Teoria Literária.

Venha fazer parte da Uniandrade e seja um profissional de destaque.

Acesse o Blog | Uniandrade  para conhecer mais sobre a instituição e escolher a especialização ou graduação em licenciatura que mais combina com seu perfil! Estamos ansiosos para receber você!

Curta nossas páginas nas redes sociais!