XXIII Semana Jurídica da Uniandrade: conhecimento e pluralismo de temas
A Semana Jurídica é um dos eventos tradicionais da Uniandrade e está em sua XXIII edição. Figurando como uma das celebrações mais esperadas pela comunidade jurídica (alunos e docentes) da instituição.
Foi realizada com êxito entre os dias 22 a 25 de maio de 2023! O evento contou com a presença de profissionais de destaque no meio jurídico que potencializaram o conhecimento dos acadêmicos de Direito da instituição.
1° dia do evento
A Semana iniciou em alto padrão com a presença do desembargador Luiz Eduardo Gunther, cujo tema foi “Assédio e violência no trabalho”.
Drº Gunther falou sobre os três tipos de assédio que permeiam o mercado de trabalho: assédio moral, assédio sexual e o assédio eleitoral.
Primeiramente, o desembargador classificou os três tipos de assédio; apontou características de cada um deles ensinando como identificar uma situação de assédio.
Além disso, orientou qual o melhor caminho a tomar para realizar a denúncia.
Não obstante, Drº Gunther apontou todas as situações na Lei, presenteando os futuros operadores do Direito com conteúdo rico no âmbito trabalhista.
2° dia da Semana Jurídica
Para o segundo dia do evento, a coordenação das graduações de Direito do Centro Universitário Campos de Andrade trouxe como convidado o médico legista, Drº Ermelino Franco Becker, cujo tema abordado foi “Aspectos teóricos e práticos da perícia médico-legal no Paraná”.
O médico que é especialista em cirurgias oncológicas e medicina legal, e mestre em Direito Empresarial e Cidadania, enriqueceu a formação dos acadêmicos. Ou seja, compartilhando sua experiência no Instituto Médico Legal do Paraná.
Além disso, deixou dicas valiosas de como os operadores do direito podem se beneficiar ao redigir os quesitos, bem como enfatizou o quão importante é o papel da perícia nos processos judiciais.
3° dia da Semana Jurídica
O terceiro convidado do evento foi o instrutor da polícia civil Kamil Salmen, cujo tema foi “Manual de operações policiais e os erros fatais.”
O instrutor trouxe para os estudantes a perspectiva de quem vive na prática as operações policiais, compartilhando sua vasta experiência, falando sobre os desafios que permeiam a prática policial.
Do mesmo modo, detalhou como é a realidade desse universo.
4° dia do evento
No último dia desta edição, para fechar com chave de ouro, tivemos duas palestras esplêndidas.
O primeiro convidado da derradeira noite foi o doutor Sérgio Said Staut, diretor da faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná – UFPR, cujo tema abordado foi “Quem diz o direito em sociedade?”
O Doutor Staut incitou os acadêmicos à reflexão de quem é o papel, em um estado democrático de Direito, de elaborar novas leis. Para explanar sua linha de raciocínio, o doutor transitou pela história do Direito desde os seus primórdios, referenciou escolas jurídicas e citou doutrinadores para enriquecer o tema.
A segunda palestra da quinta-feira e última da noite, foi com o sócio-diretor do curso jurídico, professor Isaias do Carmos Filho, cuja palestra foi “Com licença. Tem uma carreira pública me esperando.”
O professor presenteou os futuros operadores do direito com dicas valiosas de como se sair bem em concursos públicos, além de apontar as disciplinas fundamentais que se deve dominar antes de se tornar um concurseiro.
Curso de Direito na Uniandrade
O curso de Direito na Uniandrade se preocupa com a formação do acadêmico para além da sala de aula, por isso inclui em seu calendário acadêmico a Semana Jurídica e outras atividades extracurriculares que agregam conhecimento de valor à jornada do aluno.
Atualmente, o curso de Direito possui nota máxima no MEC (Conceito de Curso), e é oferecido na modalidade presencial. Para saber mais, acesse nosso site: uniandrade.br
Leia mais em:
Calouros de Direito vencem desafio solidário